Nesta quinta-feira (11), o Santos anunciou o retorno do venezuelano Soteldo, vice-campeão da Libertadores de 2020 pelo clube. O atacante retorna à Vila Belmiro por empréstimo até julho de 2023, com cláusula que dá opção de compra e estabelece valor para a aquisição. As informações são do GE.

De acordo com Andres Rueda, presidente do clube, o empréstimo do jogador junto ao Tigres foi sem custos. Para acertar a volta de Soteldo, o Santos precisou reduzir sua folha salarial: acertou a rescisão de Ricardo Goulart, que está no Bahia, e vendeu o atacante Léo Baptistão ao Almería, da Espanha.

“Sabemos que o retorno do Soteldo sempre foi um enorme desejo da torcida. Todos nós sentimos muito quando ele foi embora, mas não tínhamos o que fazer naquela ocasião, pois estávamos com o Transfer Ban. Mas agora surgiu essa oportunidade de mercado e aproveitamos. Sabemos da imensa qualidade técnica dele. Estou muito feliz com esse retorno e acredito que o Soteldo possa repetir tudo que já fez com essa camisa imensa”, declarou Rueda.

O venezuelano é o terceiro reforço do Santos nesta janela de transferências. Recentemente, a equipe da baixada santista assinou com o lateral-direito Nathan, ex-Boavista, de Portugal, e acertou o empréstimo de Luan, do Corinthians, até o término do Campeonato Brasileiro deste ano.

Em 2021, o Santos vendeu o atacante para o Toronto FC, do Canadá. Na equipe canadense, Soteldo disputou 26 partidas e marcou quatro gols. Em seguida, foi negociado com o Tigres, do México, onde teve uma passagem discreta, tendo apenas um gol em 19 jogos.