Santorini entra em estado de emergência por terremotos

ATENAS, 6 FEV (ANSA) – O Ministério da Proteção Civil da Grécia declarou estado de emergência em Santorini e nos arredores nesta quinta-feira (6), após os milhares de terremotos que sacudiram a região nos últimos dias, obrigando parte da população a evacuar a ilha.   

Segundo a imprensa grega, o estado de emergência ficará em vigor até 1º de março e, além de Santorini, abrange também as ilhas de Amorgos, Anafi e Ios.   

Na terça-feira (4), a região sofreu o tremor mais forte da sequência sísmica, com magnitude 5.2 na escala Richter e epicentro 16 quilômetros a sudoeste de Amorgos.   

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelo Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) da Itália, desde 27 de janeiro, Santorini e a região registraram mais de mil terremotos, dos quais três tiveram magnitudes superiores a 5.   

“Até as 14h de 5 de fevereiro, foram registrados 1.028 tremores com magnitude entre 4.0 e 4.9 e três que foram iguais ou superiores a 5.0”, disse o INGV em nota.   

Mais de 9 mil pessoas já foram retiradas da região, que tem aproximadamente 20 mil habitantes. O pior terremoto registrado em Santorini ocorreu em 9 de julho de 1956, com magnitude 7.1, seguido de outro tremor de 6.9. (ANSA).