Mundo

Santa Sé tem déficit de 11 milhões de euros em 2019

VATICANO, 1 OUT (ANSA) – A Santa Sé encerrou o exercício de 2019 com déficit de 11 milhões de euros, segundo balanço divulgado nesta quinta-feira (1º) pelo prefeito da Secretaria de Economia do Vaticano, o jesuíta espanhol Juan Antonio Guerrero Alves.   

Segundo ele, a Santa Sé registrou arrecadação de 307 milhões de euros no ano passado, mas gastou 318 milhões. Seu patrimônio líquido equivale a cerca de 1,4 bilhão de euros. “A Santa Sé não é uma grande entidade econômica”, afirmou Alves.   

Em 2018, o déficit havia sido de 75 milhões de euros. O balanço inclui apenas os números da Santa Sé (a Cúria Romana), espécie de governo da Igreja Católica, e não de todo o Vaticano, entendido como Estado soberano.   

“Se consolidássemos tudo, não haveria déficit em 2019”, explicou Alves. Os resultados são divulgados separadamente desde 2016.   

Segundo o prefeito da Secretaria de Economia, 54% da arrecadação da Santa Sé é proveniente de seu próprio patrimônio, enquanto as atividades comerciais (visitas às catacumbas do Vaticano, produções vendidas pelo Dicastério da Comunicação e a Livraria Editora Vaticana) e os serviços (taxas de certificados e acadêmicas) respondem por 14% das receitas.   

Já as doações de dioceses e fiéis correspondem a 18% da arrecadação, o equivalente a 55 milhões de euros; os 14% restantes são provenientes de outras entidades vaticanas que não integram o balanço da Santa Sé, como o Instituto para as Obras da Religião (IOR) e a Basílica de São Pedro. (ANSA).   

Veja também

+ Grave acidente do “Cake Boss” é tema de reportagem especial

+ Pudim japonês não tem leite condensado; aprenda a fazer

+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"

+ MG: Pastor é preso por crime sexual e alega que caiu em tentação

+ Teve o auxílio emergencial negado? Siga 3 passos para contestar no Dataprev

+ Caixa substitui pausa no financiamento imobiliário por desconto de até 50% na parcela

+ Educar é mais importante do que colecionar

+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel

+ Receita fácil de pão sírio de micro-ondas da Ana Maria Braga

+ 12 razões que podem fazer você menstruar duas vezes no mês

+ Mulher sobe de salto alto montanha de 4 mil metros

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?

+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago