Apesar de ser normal ter alguns escapes de sangue antes da menstruação, esse ocorrido também pode representar um sangramento de implantação — uma causa muitas vezes comum de sangramento no primeiro trimestre da gravidez. Dessa forma, como diferenciar os dois?

+ 8 causas de dores nos mamilos que você precisa conhecer

+ Sangrar após o sexo é normal?

De acordo com o Colégio Americano de Ginecologistas e Obstetras, até 25% das gestantes experimentam algum sangramento no primeiro trimestre. No entanto, quando não se sabe da gestação, tais sangramentos podem ser confundidos com escapes ou uma menstruação mais leve. Há ocasiões, ainda, em que o sangramento é tão leve que passa despercebido.

A seguir, saiba o que especialistas dizem sobre o sangramento de implantação e como identificá-lo.

O que é sangramento de implantação

Trata-se do resultado de um óvulo fertilizado se “implantando” ou prendendo ao revestimento uterino. O resultado? Sangramentos leves que podem acontecer cerca de 10 a 14 dias após a fertilização de um óvulo e durar de algumas horas a três dias. Segundo a Clínica Mayo, esse período pode coincidir com a época em que seu período menstrual ocorreria.

Além do sangramento vaginal leve, a condição pode incluir sintomas como cólicas, corrimento, náuseas, dores de cabeça, dor lombar, sensibilidade mamária e mudanças de humor.

No entanto, a “POPSUGAR”, de onde são as informações, ressalta que tem havido algum debate sobre se o sangramento realmente decorre da implantação. Em 2003, um estudo publicado pelo “Human Reproduction” feito com 151 gestantes atestou que “não há suporte para a hipótese de que a implantação pode produzir sangramento vaginal”. Dessa forma, o portal reitera que nem todas as gestantes terão sangramento de implantação, e esse tipo de sangramento nem sempre é um sinal garantido de que você está grávida. 

Sangramento X Menstruação

sangramento de implantação
Pexels

Por serem praticamente idênticos aos sintomas de tensão pré-menstrual (TPM), os sintomas de sangramento de implantação podem ser difíceis de identificar. Para diferenciar, atente-se  ao tipo de sangramento e ao período do mês em que ele ocorre.

Ele pode ocorrer alguns dias antes de sua menstruação normal e tem um fluxo muito menos intenso. Além disso, enquanto o sangue da menstruação tende a ser um vermelho vivo, o sangramento de implantação recebe uma coloração amarronzada. No entanto, somente um teste de gravidez e uma consulta com um médico poderão dizer se você está ou não esperando um bebê.