A Samsung apresentou nesta segunda-feira (11) dois novos modelos da linha de smartphones Galaxy J, o Galaxy J6 e o Galaxy J4. O Galaxy J6 (R$ 1.299) é o primeiro da linha J a adotar a “tela infinita”, estilo de design em que a tela cobre praticamente toda a parte da frente do aparelho. O sensor de digitais fica na parte traseira, abaixo da câmera de 13MP (há ainda uma câmera frontal para selfies de 8 MP com flash).

O aparelho tem tela de 5,6 polegadas com tecnologia Super AMOLED, 2GB de RAM, 32 GB de memória (com expansão para cartões de até 400 GB) e TV digital. Ele começa a ser distribuído ao longo desta semana no Brasil.

Mais simples, o Galaxy J4 (R$ 999 com 32 GB ou R$ 849 com 16 GB) tem tela de 5,5 polegadas e adota o visual mais tradicional da linha J, com o logotipo da Samsung no alto e botão físico na parte inferior da tela. O aparelho tem 2 GB de RAM e versões com 32 GB ou 16 GB de armazenamento (além de entrada para cartão).

Ambos os aparelhos vêm com o Android 8.0 e contam com recursos extras implementados pela Samsung. Entre eles estão o modo multijanela (permite dividir a tela e mostrar dois apps simultaneamente, Dual Messenger (configura duas contas de apps de mensagens no mesmo aparelho) e Pasta Segura (uma pasta protegida por senha), entre outros.

Modelos demais?

Durante o evento de lançamento, Renato Citrini, gerente sênior de produtos da divisão de dispositivos móveis da Samsung Brasil, foi questionado se os novos modelos não aumentariam ainda mais a confusão do consumidor ao escolher um modelo (a linha J já tem os modelos J3, J5 e J7, cada um com algumas variações).

O executivo defendeu a estratégia da marca. “Se avaliarmos bem, a linha J cobre uma grande variação de preço, entre R$ 500 e R$ 1.500, então faz sentido uma variedade. Temos 10 modelos nessa linha e acaba ocorrendo uma substituição. O J7 Neo, por exemplo, será descontinuado ainda este mês. Ele está na mesma faixa de preço do J4, que chega agora com configuração superior”, disse o executivo.