Samir Xaud é eleito novo presidente da CBF

SÃO PAULO, 25 MAI (ANSA) – Em uma eleição esvaziada por clubes, o roraimense Samir Xaud, de 41 anos, assumiu neste domingo (25) a presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).   

O dirigente era candidato único no pleito, após Reinaldo Carneiro Bastos, líder da Federação Paulista de Futebol (FPF), não ter tido o apoio necessário para inscrever sua chapa. O novo chefe da CBF tem mandato até 2029.   

Mesmo sendo o único na disputa, Xaud não obteve unanimidade de votos, pois somou apenas 103 dos 141 possíveis. Ao todo 10 times da Série A e outros 10 da Série B marcaram presença na sede da entidade máxima do futebol brasileiro.   

O roraimense é o sucessor de Ednaldo Rodrigues, que foi afastado recentemente do comando da CBF por ordem do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.   

“Iniciamos uma nova fase na CBF. Nossa gestão será marcada pela renovação das ideias e pela agregação de todos aqueles dispostos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento pleno do esporte”, disse Xaud em sua apresentação, acrescentando que deseja montar uma entidade “moderna, participativa e comprometida com o desenvolvimento do futebol”.   

O mandatário será o responsável por apresentar amanhã (26) o novo técnico da seleção brasileira, o italiano Carlo Ancelotti.   

(ANSA).