Samantha Schmütz e o maestro Arthur Verocai voltam a se encontrar nos palcos numa apresentação neste final de semana, dia 6 de setembro (sábado), no Festival Coala, no Memorial da América Latina, na Barra Funda, zona oeste de São Paulo. A aguardada performance seria realizada na edição de 2024, mas precisou ser cancelada devido a um acidente sofrido por Verocai no dia do festival.
O show irá oferecer ao público brasileiro a oportunidade de conhecer um pouco do trabalho de Verocai, que tem sido apresentado a públicos fora do país e vem sendo tão prestigiado no exterior. Samantha cantará ao lado do maestro e de uma orquestra, regida por Verocai. Além dela, o show contará também com as vozes de Carlos Dafé e Paula Santoro, e terá como convidado especial Mano Brown.
O encontro entre Samantha e o maestro remonta a 2023, quando Samantha participou da primeira turnê de Verocai nos Estados Unidos, com apresentações em Los Angeles, Chicago, Berkeley e Nova York, no icônico Lincoln Center.
“Apresentei meu trabalho de cantora para Adrian Younge do Jazz Is Dead, que viu minha musicalidade em primeiro plano. Ele me sugeriu para a turnê do Verocai que ele estava produzindo. O Verocai, já conhecendo meu trabalho, aprovou e fizemos uma turnê incrível!”, relembra Samantha.
Samantha Schmütz é atriz, cantora, compositora, apresentadora, produtora e humorista. Iniciou seus estudos de canto aos 17 anos e estudou teatro na adolescência. Hoje celebra mais de 25 anos de carreira com projetos memoráveis, e que incluem agora o musical Dreamgirls, em cartaz em São Paulo. Além disso, tem trabalhado na divulgação de seu primeiro álbum, “Samantha & Adrian”, está gravando a próxima temporada de Vai Que Cola, e se prepara para o filme de seu personagem, Juninho Play, em que assina roteiro e direção.
Arthur Verocai, que é maestro, arranjador e multi-instrumentista, é aclamado internacionalmente. Ganhou popularidade entre rappers europeus e americanos nos últimos 15 anos, com muitos artistas usando os arranjos de álbum homônimo de 1972, como samples de hip hop. Estima-se que mais de 50 registros fonográficos já tenham utilizado samples de Verocai ao redor do mundo.
Lançamento de álbum
“Samantha & Adrian” foi lançado em julho de 2025, uma parceria com o aclamado compositor e produtor Adrian Younge. Inspirado na revolucionária MPB e no tropicalismo dos anos 60 e 70, o disco, gravado em Los Angeles, apresenta canções originais, captadas de forma totalmente analógica, destacando a versatilidade de Samantha como artista, cantora e compositora ao longo das 9 faixas do álbum.
No trabalho, ela compôs as letras, em português e inglês, acompanhada de uma orquestra de 30 instrumentistas regida pelo produtor. O disco pode ser ouvido nas principais plataformas digitais. Em abril e maio, Samantha participou de shows de Younge em três capitais brasileiras: São Paulo, Minas Gerais e Curitiba. As apresentações contaram com orquestra e também com as participações de Carlos Dafé, Céu, Luiza Lian, Marcos Valle e Hyldon.
Dreamgirls
Neste ano, Samantha soma mais um importante projeto à sua carreira, estrelando como uma das protagonistas no musical “Dreamgirls”. No espetáculo, um dos mais aplaudidos da Broadway, Samantha interpreta Lorell Robinson, uma das integrantes do trio feminino de R&B “The Dreams”. A estreia do musical no Brasil foi no dia 31 de julho, no Teatro Santander, em São Paulo, e ele permanece em cartaz até o final de novembro. A participação de Samantha em “Dreamgirls” reafirma a nova fase de sua carreira, em que ela está mais dedicada à música, mas que também permanece aliada ao trabalho de atriz. Enquanto se apresenta de quinta a domingo em “Dreamgirls”, em São Paulo, a artista grava às segundas e às quartas a próxima temporada de “Vai Que Cola”, no Rio de Janeiro.
Sobre Samantha Schmütz
Com 25 anos de carreira, a atriz e cantora Samantha Schmütz vive um dos momentos mais plurais de sua trajetória artística. Morando em Los Angeles desde 2022, a artista tem se dividido entre projetos musicais, teatro, televisão e cinema — tanto no Brasil quanto no exterior. Nascida em Niterói, no Rio de Janeiro, em 28 de janeiro de 1979, é filha de Dalva Schmütz Gouma e Guilherme Ripoll de Carvalho. O apreço pela arte começou na dança, inspirada pela mãe, uma bailarina profissional que se destacou no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
O primeiro contato de Samantha com o palco foi aos cinco anos de idade, em festivais de dança, despertando logo cedo seu amor pelos tablados. A paixão pela música também começou em casa, especialmente com seu pai, que enchia a casa de discos, a levava a concertos e a incentivava a cantar.
Em 1999, Samantha se formou em Artes Cênicas pela Casa das Artes de Laranjeiras, destacando-se pelo seu talento no humor e por sua voz marcante. A estreia nos palcos veio com o musical “Ai, ai Brasil – Os Outros Quinhentos”, e, a partir de então, sua carreira não parou mais. Nos anos seguintes, atuou em peças como “Os Inconquistáveis” e “Relax… It’s Sex”, ambos dirigidos por Wolf Maya, além de “Elis, A Estrela do Brasil”, dirigida por Diogo Vilela, e “Obrigada, Cartola”, de Vicente Maiolino.
Como comediante, sua estreia aconteceu em 2004, na peça “O Surto”, que ficou em cartaz por um ano e meio. Daí em diante, Samantha passou a fazer participações em programas de televisão, como o quadro “Pistolão”, do Domingão do Faustão. Seu primeiro papel na TV foi na novela “A Diarista”, e depois atuou em “Pé na Jaca”, como Célia, em 2006. Seu talento para a comédia chamou a atenção do diretor Maurício Sherman, do “Zorra Total”, da Rede Globo, que a convidou para estrear o lendário Juninho Play no programa. O personagem conquistou o público e lhe rendeu prêmios como Melhor Atriz Revelação do Jornal Extra e Melhor Comediante no Melhores do Ano.
Após cinco temporadas no “Zorra Total”, Samantha consolidou-se como uma das estrelas do humor na televisão brasileira, sucesso que seguiu com sua entrada na série de comédia “Vai que Cola”, em que interpreta Jéssica. A produção chega, em 2026, à sua 14ª temporada, exibida pelo Canal Multishow e também pela Globoplay.
Na carreira cinematográfica, Samantha atuou em filmes de sucesso e recordes de bilheteria, além de produções para streaming. Entre os trabalhos, destaque para “Minha Mãe é Uma Peça 1” (2012), “Vai que Cola, O Filme” (2015), “Minha Mãe é Uma Peça 2” (2016), “Tô Ryca” (2016) e “Tô Ryca 2” (2022). Para o streaming, atuou em “Os Salafrários”, “Manhãs de Setembro” e “Carcereiros”. Recentemente, ela tem se dedicado à preparação de um longa-metragem de seu personagem Juninho Play, no qual assina roteiro, atua e produz. Ainda sem previsão de lançamento, o projeto promete trazer ainda mais destaque para seu talento multifacetado.
Samantha sempre esteve conectada à vocação como cantora, tendo iniciado seus estudos de canto aos 17 anos. Pouco tempo depois, se apresentava em bares em sua cidade natal, Niterói. Com estreia em 2016, com uma carreira já consolidada como atriz na TV e no cinema, estreia o programa “Samantha Canta”, que foi ao ar por quatro temporadas no Canal Bis. No programa, apresentou releituras de canções de artistas como Djavan, Stevie Wonder e Caetano Veloso. Com o sucesso do “Samantha Canta”, a artista levou aos palcos um musical inspirado em sua biografia. Entre 2017 e 2018, participou dos programas musicais “Show dos Famosos” e “PopStar”.
A artista já conta com nove musicais em seu currículo. Também foi backing vocal de Serjão Loroza, integrou a banda Mulheres Cantam Beatles e se apresentou com a banda Brasov. Em 2020, gravou “E o Mundo Não Se Acabou”, de Assis Valente, com o grupo Sururu na Roda. No mesmo ano, Samantha gravou com a banda Nação Zumbi uma versão de “Homem com H”, de Antonio Barros, canção conhecida na voz de Ney Matogrosso. Em 2022, Samantha lançou três músicas, “Edifício Brasil” e “Bossa Loka”, produzidas por Tropkillaz, e “Segredo”, com produção de Bid.
Artista de excelência nos diversos segmentos em que atua, seja como atriz, cantora, compositora, apresentadora ou comediante, Samantha Schmütz comemora 25 anos de carreira em grande estilo: trabalhando ao mesmo tempo no cinema, na televisão, no teatro e na música.
Ver essa foto no Instagram