ROMA, 04 OUT (ANSA) – O ex-ministro do Interior da Itália Matteo Salvini saiu às ruas de Roma nesta sexta-feira (4) para pedir a renúncia da prefeita Virginia Raggi, que enfrenta mais uma crise na coleta de lixo na cidade.   

Salvini participou de um ato organizado por seu partido, a Liga, de extrema direita, em frente à sede da Prefeitura e afirmou que a chefe municipal “errou de profissão”.   

“É possível que em todo o mundo desenvolvido o lixo seja valorizado e transformado em riqueza, enquanto Roma arrisca entrar em emergência sanitária?”, disse o ex-ministro no Twitter, pouco antes de se juntar à manifestação.   

Já durante o protesto, Salvini afirmou que Raggi é a “pior prefeita do pós-guerra”. “Ela pode ser boa como advogada, mãe, cozinheira, mas ser prefeita não é sua vocação”, acrescentou, chamando-a também de “inconsciente” e “incapaz”.   

A Liga fará um novo ato em 19 de outubro para coletar assinaturas em defesa da renúncia de Raggi. Eleita em 2016 pelo antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S), a prefeita já enfrentou inúmeras crises em seu mandato e chegou a ser julgada por falso testemunho, mas acabou absolvida.   

No início de 2017, após apenas sete meses no cargo, admitiu até que pensara em renunciar por conta de denúncias referentes às nomeações para o alto escalão da Prefeitura. (ANSA)