SÃO PAULO, 22 NOV (ANSA) – O ex-ministro do Interior da Itália Matteo Salvini parabenizou o presidente Jair Bolsonaro pelo lançamento de seu novo partido, o “Aliança pelo Brasil”, lançado nesta quinta-feira (21).   

“De mim e da Liga, congratulações e afetuosos desejos de muitos novos sucessos ao presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, por sua nova aventura com o Aliança pelo Brasil. Um abraço”, escreveu o líder da extrema direita italiana nas redes sociais, nesta sexta (22).   

Salvini deixou o poder no início de setembro, após romper sua aliança com o partido populista Movimento 5 Estrelas (M5S), e agora se concentra nas próximas eleições regionais para ampliar a supremacia da Liga na Itália.   

No período em que coincidiram no poder, Salvini e Bolsonaro nunca se encontraram pessoalmente, mas o então ministro recebeu o deputado Eduardo Bolsonaro e o chanceler Ernesto Araújo e trocou afagos com o presidente brasileiro nas redes sociais.   

O Aliança pelo Brasil foi lançado oficialmente nesta quinta, mas ainda precisa ser formalizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A Liga, de Salvini, foi representada no congresso pelo deputado do Parlamento italiano Luis Roberto Lorenzato, eleito pela América do Sul. (ANSA)