O escritor Salman Rushdie foi extubado neste sábado (13) e já consegue falar, segundo seu agente, Andrew Wylie. As informações são da Folha.

De acordo com a publicação, o autor de “Os Versos Satânicos”, que foi esfaqueado na sexta-feira (12), em Nova York (EUA), está melhorando e pode recuperar o movimento da mão, mesmo tendo os nervos do braço afetados pelo ataque.

Rushdie pode perder um olho e teve ferimentos no queixo e na barriga, onde teve o fígado atingido.

Imediatamente após seu ataque, no palco de um anfiteatro de um centro cultural em Chautauqua, no estado de Nova York, Salman Rushdie foi transportado de helicóptero para o hospital mais próximo onde foi operado com urgência, informou a repórteres o major da polícia do estado de Nova York, Eugene Staniszewski.

A polícia havia anunciado pouco antes das 11h00 (12h00 de Brasília) que um homem “correu para o palco (do anfiteatro) e atacou Salman Rushdie e o entrevistador”, esfaqueando o escritor “no pescoço” e também “no abdômen”.

O apresentador da conferência, Ralph Henry Reese, de 73 anos, foi “levemente ferido no rosto”.

O agressor foi imediatamente preso e levado sob custódia, segundo o major Staniszewski, que revelou se tratar de Hadi Matar, de 24 anos, do estado de Nova Jersey.

O homem acusado de atacar a facadas o escritor foi indiciado pelo crime e está detido sem direito à fiança, informou a promotoria do Condado de Chautauqua, no estado de Nova York, nos Estados Unidos.

Segundo um comunicado do órgão, Hadi Matar, que mora em Fairview, em Nova Jersey, foi formalmente acusado dos crimes de tentativa de homicídio em segundo grau e agressão em segundo grau.

Em audiência realizada num tribunal de Nova York neste sábado, Matar se declarou inocente. O acusado compareceu à corte vestindo um macacão preto e branco e uma máscara facial branca. As mãos dele estavam algemadas à sua frente.