Duas noites antes de ser esfaqueado no palco de um evento literário em 2022, Salman Rushdie teve um pesadelo. No sonho, o autor de origem indiana estava em um anfiteatro romano quando era atacado por um gladiador. Ele chegou a pensar em cancelar a aparição em Chautauqua, Nova York, mas, como o cachê generoso o ajudaria a reformar o ar condicionado de sua casa, decidiu comparecer. Durante seu discurso, que, ironicamente, ressaltava a importância da segurança pessoal para escritores, um homem de 24 anos levantou da plateia e avançou em sua direção. Em um ataque que durou 27 segundos, o homem esfaqueou Rushdie várias vezes, cortando seus tendões e os nervos de uma mão, além de ferir seu pescoço e o olho direito. No hospital, recebeu a visita de seu agente literário, Andrew Wylie: “Você vai escrever sobre isso”. Rushdie hesitou, mas seguiu a sugestão. O resultado é Faca — Reflexões Sobre um Atentado, relato íntimo e potente em que o autor lembra sua traumática experiência e responde à violência com literatura. Não foi a primeira ameaça de morte recebida por ele, que ficou famoso após a publicação de Os Versos Satânicos, em 1988. Na ocasião, o aiatolá Khomeini declarou que o livro era blasfêmia e emitiu uma fatwa pedindo a morte do autor. Após anos vivendo sob rígida segurança, o autor pode ter imaginado que a sentença teria sido esquecida — descobriu que, 36 anos depois, a ameaça ainda era real.

Summer Breeze no Brasil

Salman Rushdie e sua resposta à violência
(Divulgação)

São Paulo será a capital mundial do heavy metal entre 26 e 28 de abril, quando a cidade recebe um dos maiores festivais do planeta. A segunda edição do Summer Breeze Brasil reúne mais de 50 artistas no Memorial da América Latina. Entre as atrações estão Gene Simmons, Anthrax, Exodus, Mercyful Fate, Angra e Epica. O vocalista Sebastian Bach (foto) promete surpreender os fãs: “Para celebrar o 35º aniversário do disco de estreia do Skid Row, vou cantá-lo quase na íntegra”.

Para Ler

Salman Rushdie e sua resposta à violência
(Divulgação)

Boa notícia para o público infantil: a editora Catapulta reúne em uma série de livros as aventuras de Gaturro, personagem criado pelo argentino Cristian Dzwonik. As tirinhas foram publicadas em mais de 50 revistas e uma adaptação cinematográfica estreou em 2010.

Para Ver

Salman Rushdie e sua resposta à violência
(Divulgação)

Dirigido, produzido e estrelado por Alexandre Machafer, o filme Jorge da Capadócia narra a história do guerreiro que desafiou
o imperador romano Diocleciano. São Jorge venceu conflitos familiares e teve sua fé colocada à prova.

Para ouvir

Salman Rushdie e sua resposta à violência
(Divulgação)

Um tesouro guardado há dez anos finalmente chega ao público: Abre Alas, álbum inédito de Ivan Lins gravado na Suíça, tem arranjos do maestro norte-americano Bob Mintzer executados pela George Robert Jazz Orchestra.

Pop
Taylor Swift quebra novo recorde

Salman Rushdie e sua resposta à violência
(Divulgação)

O aguardado novo álbum de Taylor Swift, The Tortured Poets Department, nem bem chegou às plataformas digitais e a cantora já voltou a bater recordes. O disco recebeu 313 milhões de plays em 24 horas, tornando-se o mais ouvido em um único dia na história. O single “Fortnight”, parceria com Post Malone, também caiu no gosto dos fãs e foi reproduzido mais de 25 milhões de vezes. Taylor contou novamente com o trabalho dos produtores Aaron Dessne e Jack Antonoff, além da participação de Florence Welch, vocalista do grupo Florence + The Machine.

Música
Violão em turnê mundial

Salman Rushdie e sua resposta à violência
(Divulgação)

Radicado em Lisboa desde 2019, o virtuoso violonista gaúcho Yamandu Costa está em turnê pelo mundo para o lançamento de seu novo álbum, Ida e Volta. Após se apresentar na China, Rússia, Turquia, Espanha e França, ele retorna ao Brasil para uma curta temporada de shows com seu violão de sete cordas. Nos dias 27 e 28, apresenta Chorando por Amizade, repertório voltado para o choro, com clássicos de Ernesto Nazareth, João Pernambuco e Pixinguinha, entre outros, no Sesc 24 de Maio, em São Paulo. “É muito bom tocar em casa”, afirma o músico.

Teatro
Versão original de Shakespeare

Salman Rushdie e sua resposta à violência
(@joaocaldasfilho)

A peça Hamlet, uma das mais célebres tragédias de William Shakespeare, ganha montagem baseada em um texto pouco conhecido no País. Há três versões oficiais da obra, chamadas de Q1 (de 1603), Q2 (de 1604) e Fólio (de 1623), todas consideradas autênticas. Com Chico Carvalho no papel principal, Gabriel Villela encena a primeira delas, (Q1), no Sesc Vila Mariana, em São Paulo. Elas diferem sobretudo em extensão — o “Primeiro Hamlet” é mais ágil e menos metafísico. O elenco inclui ainda Elias Andreato e Claudio Fontana. Estreia em 11/5.

Cinema
Zendaya em triângulo amoroso

Salman Rushdie e sua resposta à violência
(Emmanuel Dunand)

Depois do sucesso em Duna 2, Zendaya volta às telas em Rivais, um thriller repleto de sensualidade com direção de Luca Guadagnino. Na trama, a atriz interpreta Tashi Duncan, uma tenista prodígio que, após se machucar e encerrar precocemente a carreira, torna-se uma treinadora de sucesso. Ela se envolve em um triângulo amoroso com o ex-campeão Art (Mike Faist) e o decadente Patrick (Josh O’Connor). Destaque para a trilha sonora, composta por Trent Reznor e Atticus Ross, vencedores do Oscar pelas trilhas de A Rede Social e Soul.