O deputado federal Ricardo Salles (Novo-SP) organizou um jantar que vai reunir empresários com Pablo Marçal (PRTB), candidato à prefeitura de São Paulo, nesta terça-feira, 1º.

Ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL), Salles disse ao site IstoÉ que o grupo queria conhecer o candidato do PRTB e procurou o parlamentar para mediar o encontro.

+Ataques desgastam, mas não afastam evangélicos de Marçal

+Queridinhos da Faria Lima: empresários e gestores financiam candidatos a vereador em São Paulo

O empresariado paulistano tem representantes favoráveis ao ex-coach, mas manteve proximidade com o prefeito Ricardo Nunes (MDB) e teve importantes gestores doando para a campanha de Tabata Amaral (PSB).

Mediada pelo deputado, a aproximação pode “destravar” o endosso do setor ao candidato do PRTB também por meio de contribuições financeiras — até esta terça, a campanha arrecadou R$ 6,23 milhões, quantia que é uma fração dos principais concorrentes.

Ex-candidato a prefeito

Salles foi o quarto deputado federal mais votado de São Paulo em 2022 e chegou a se lançar pré-candidato à prefeitura pelo PL, mas desistiu da corrida depois que o presidente da sigla, Valdemar Costa Neto, costurou um acordo de apoio à reeleição do prefeito Ricardo Nunes (MDB).

Na época, o parlamentar atacou a decisão da direção partidária, que classificou como uma “vitória do centrão”, e migrou para o Novo meses depois com a promessa de representar o bolsonarismo na disputa pelo Senado em 2026.

Em entrevistas, Marçal costuma elogiar Salles e dizer que só é candidato ao Edifício Matarazzo porque o deputado não está na corrida.

A reportagem procurou a equipe de Marçal para comentar, mas não obteve resposta até o fechamento da matéria. O espaço segue aberto para manifestação.