Depois de Empoli, campeão do campeonato da segunda divisão italiana, o vice-líder Salernitana conquistou nesta segunda-feira a segunda vaga para a Série A, enquanto o terceiro colocado Monza, cujo proprietário é o ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi, mantém a possibilidade de promoção.
Pela 38ª e última rodada do torneio, disputada nesta segunda-feira, o Salernitana garantiu a segunda colocação ao vencer por 3 a 0 o rebaixado.
Com este resultado, o Salernitana vai atuar na elite nacional pela terceira vez na sua história, a primeira desde 1998-99.
Por conta desta promoção, a equipe, localizada em Salerno, ao sul de Nápoles, terá que mudar de proprietário, pois um dos principais acionistas Claudio Lotito, que também é dono da Lazio.
O regulamento da Federação Italiana proíbe que dois clubes da mesma divisão tenham o mesmo proprietário.
O Monza, que tinha poucas chances de conquistar o segundo lugar em caso de tropeço do Salernitana, perdeu para o Brescia por 2 a 0.
Assim, o clube lombardo termina na terceira posição e terá que disputar um playoff, no qual participam equipes da 3ª à 8ª posição.
Esse torneio, que terá uma fase de mata-mata, seguida por uma semifinal e final, ambas com jogos de ida e volta, com encerramento no dia 27 de maio.
Com seu elenco caro, reforçado em dezembro com a chegada de Mario Balotelli, o clube lombardo, comprado em 2018 pelo ex-primeiro-ministro e empresário Silvio Berlusconi, desponta como o grande favorito à conquista da terceira vaga.
Empoli, Salernitana e o terceiro promovido vão substituir Crotone e Parma, já rebaixados quando faltam três rodadas para o fim, e um terceiro a ser definido.
alu/lrb/psr/mcd/lca