07/05/2020 - 12:48
TURIM, 07 MAI (ANSA) – Os organizadores do Salão Internacional do Livro de Turim, um dos mais importantes da Itália, anunciaram que realizarão uma edição extraordinária e virtual do evento entre os dias 14 e 17 de maio como forma de homenagear as vítimas do novo coronavírus (Sars-CoV-2), bem como todos os profissionais envolvidos no combate à doença.
“Depois de 32 anos, pela primeira vez em sua história, o Salão Internacional do Livro, não poderá ser realizado em maio, na sua forma habitual, por causa da emergência da Covid-19 que representa uma dramática ameaça para a saúde de todos, para nossa ideia de convivência, para os equilíbrios (públicos e privados) sobre as quais têm base, ou deveriam fundamentar-se, as comunidades onde vivemos”, destacaram os organizadores em nota.
Por conta disso, tomou-se a decisão de manter a tradição e realizar o Salão “com as ferramentas que temos disponíveis” enquanto não é possível marcar uma nova data para o evento físico. “O vírus nos impede abraçar além de uma fronteira regional ou nacional, mas isso não é suficiente para nos desanimar em manter viva a tensão que nos mantém próximos, nesse caso, graças ao poder dos livros”, destaca ainda.
“Na dor a consciência, no amor o conhecimento. Há alguns dias, em uma das horas mais escuras, confusas e dolorosas para o nosso país e para o mundo inteiro, o grupo de trabalho do Salão Internacional do Livro realizou um sonho: reunir algumas das melhores mentes do planeta para raciocinar juntos o que está acontecendo”, destacou o diretor artístico do evento, Nicola Lagioia.
Entre os autores já confirmados estão Javier Cercas, Annie Ernaux, Salman Rushdie, Alessandro Baricco, Jovanotti, Zerocalcare, Roberto Saviano, Paolo Giordano, Francesco Piccolo, Fabrizio Gifuni e Linus. (ANSA)