Religião

Sala de orações muçulmana é destruída por incêndio na Córsega

Uma sala de orações muçulmana foi praticamente destruída neste sábado por um incêndio, possivelmente de origem criminosa, na ilha francesa da Córsega, informou uma fonte judicial.

Às 5h locais, o incêndio havia causado grande destruição na sala, localizada no acesso a Ajaccio, indicou o promotor da cidade, Eric Bouillard, acrescentando que a hipótese de crime foi privilegiada. Trata-se de uma das maiores salas deste tipo na cidade.

O ministro do Interior da França, Bernard Cazeneuve, expressou em um comunicado “solidariedade aos muçulmanos da Córsega”, e reafirmou “a determinação do governo a garantir a proteção de todos os locais de culto, bem como a liberdade de culto em todo o território”.

“Os danos foram muito, muito importantes”, disse à AFP Abdallah Zekri, presidente do Observatório contra a Islamofobia, que pediu às autoridades que “façam o possível em relação a este incidente, a fim de evitar uma escalada da violência”.

O incêndio aconteceu meses depois de serem registrados excessos raciais e antimuçulmanos no marco de manifestações que se seguiram à agressão a bombeiros atraídos para uma emboscada em um bairro popular de Ajaccio na noite de Natal.

Uma sala de orações muçulmana foi, então, saqueada, e exemplares do Alcorão, queimados. Atos antimuçulmanos aconteceram nas semanas seguintes.

A Córsega, onde os nacionalistas venceram as eleições regionais pela primeira vez em dezembro passado, conta com a segunda maior proporção de população estrangeira (entre 8 e 10%) na França, atrás da região parisiense.

cor-tlg/mdm/kp/hba/at/age/lmm/lb

Veja também

+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Cirurgia íntima: quanto custa e como funciona
+ MasterChef: Fogaça compara prato com comida de cachorro
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel

Tópicos

Franca religião