Cultura

Sala Cinemateca apresenta filmes que resgatam grandes atletas brasileiros


Embora a ideia de sediar os Jogos Olímpicos no Brasil nunca tenha sido uma unanimidade – e as críticas tenham se acirrado, em função da crise, nos últimos tempos -, o tão esperado momento chegou. A cerimônia de abertura será nesta sexta, 5, às 19 horas, e quem assistiu ao ensaio geral garante que os cineastas Fernando Meirelles e Daniela Thomas e a dublê de bailarina e coreógrafa Deborah Colker montaram um espetáculo para ficar na história. O País vive em tempo de Olimpíada e o cinema integra-se ao mo(vi)mento.

A Sala Cinemateca é sede, desde quinta, 4, do projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro. Desde 2011, uma comissão formada pela produtora Elisa Tolomelli, a diretora Lina Chamie, o roteirista Heber Moura e o crítico Newton Cannito avaliou 600 projetos e selecionou 47. São obras que resgatam e documentam a memória do esporte olímpico brasileiro, centradas na trajetória dos esportistas. Quando o Barão de Coubertin resolveu resgatar, na era moderna, o ideal do espírito olímpico grego, sua ideia era justamente celebrar o esforço humano e, quem sabe, promover o conceito de um mundo sem fronteiras, unido pelo esporte. O esforço humano celebra-se em cada disputa. Já a universalidade…

Os 47 documentários podem ser vistos online – www.memoriadoesporte.org.br/documentários -, mas também estarão, até 14, em sessões diárias na Cinemateca. A 5.ª edição somou sete documentários ao acervo do projeto, que já inclui obras de diretores como Cacá Diegues (No Meio do Caminho Tinha Um Obstáculo, sobre a ligação do cavaleiro Rodrigo Pessoa com seu cavalo Baloubet du Rouet), Murilo Salles (Reinaldo Conrad – A Origem do Iatismo Vencedor) e Laís Bodanzky (Mulheres Olímpicas). Entre os novos filmes estão A Luta de Um Homem Só, sobre as batalhas de Diogo Silva dentro e fora dos tatames, e 800M, sobre a amizade de atletas míticos como Joaquim Cruz, Zequinha Barbosa e Agberto Guimarães.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Saiba mais
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ SP: Homem morre em pé, encostado em carro, e cena assusta moradores no litoral
+ Andressa Urach pede dinheiro na internet: ‘Me ajudem a pagar a fatura do meu cartão’
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua