MILÃO, 23 NOV (ANSA) – A empresa italiana Saipem, que presta serviços para o setor petrolífero, conquistou um contrato de US$ 940 milhões com a Petrobras para a instalação de um sistema submarino de risers rígidos, elementos que conectam o navio-plataforma ao poço, no projeto Búzios 7.   

Os trabalhos serão feitos em uma área a 200 quilômetros da costa do Rio de Janeiro e a 2 mil metros de profundidade, no pré-sal.   

O projeto compreende engenharia, fornecimento, construção e instalação dos dutos entre 15 poços e o navio-plataforma.   

Além disso, a Saipem será responsável pelo fornecimento e instalação das âncoras do navio-plataforma e por seu engate no campo. Em julho de 2020, a empresa italiana já havia conquistado um contrato de US$ 325 milhões para um serviço semelhante em Búzios 5.   

“Esse projeto é mais uma evidência de um novo ciclo de investimentos e da competitividade da Saipem em projetos de alto nível tecnológico. O contrato também confirma a confiança colocada na Saipem por grandes clientes, como a Petrobras, para a realização de projetos centrais para suas estratégias”, disse o CEO da companhia, Francesco Caio.   

Já o embaixador da Itália em Brasília, Francesco Azzarello, parabenizou a Saipem pelo contrato. “Continua a colaboração ítalo-brasileira também no setor petrolífero, com o uso da tecnologia de ponta em nível mundial da Saipem”, acrescentou o diplomata. (ANSA).