O desaparecimento das duas brasileiras Karla Stelzer Mendes e Bruna Valeanu, que participavam da festa de música eletrônica “Universo Paralelo”, chega ao quarto dia nesta terça-feira, 10. O evento aconteceu no sábado, 7, a menos de cinco quilômetros da fronteira entre Israel e Faixa de Gaza e foi um dos alvos dos ataques realizado pelo grupo islâmico Hamas.

Resumo:

  • O grupo islâmico Hamas invadiu o festival de música, onde deixou mortos e fez reféns;
  • Após a investida, algumas pessoas encontram-se desaparecida. Dentre elas estão duas brasileiras;
  • Depois os ataques, Israel realizou uma contraofensiva.

Depois da investida do grupo, as forças israelenses fizeram uma contraofensiva. Os conflitos deixaram milhares de mortos até o momento.

Além do desaparecimento das duas mulheres, o brasileiro Ranani Glazer, de 24 anos, que estava na festa, foi encontrado morto.

Vídeos publicados nas redes sociais mostram o momento em que pessoas presentes no “Universo Paralelo” foram sequestradas pelo Hamas. Porém não há confirmação, até o momento, de que as brasileiras estejam entre os reféns.

Bruna Valenau

Bruna Valenau, de 24 anos, é natural do Rio de Janeiro e tem dupla nacionalidade brasileira-israelense.

O seu último contato com a família aconteceu na manhã de sábado, quando relatou que havia testemunhado disparos e mortes.

Por meio de uma publicação no Facebook, Florica Valeau, irmã de Bruna, afirmou que a família não vai sossegar até encontrar a jovem.

Karla Stelzer Mendes

A brasileira Karla Stelzer Mendes, de 41 anos, também possui nacionalidade israelense. Ela é mãe de um rapaz, 19, que integra o Exército de Israel.

Karla estava na festa de música eletrônica acompanhada de seu namorado, Gabi Azulay, que também está desaparecido após o ataque do Hamas.

Por meio de uma publicação no Facebook, uma amiga de Karla perguntou: “Alguém conhece esse casal? Sabem alguma coisa sobre eles? Eles estavam na festa. Por favor, se alguém souber qualquer coisa ou tenha visto eles, nos informe”.

Operação resgate

Na segunda-feira, 9, o Ministério das Relações Exteriores anunciou os sobrevoos e pousos das aeronaves da FAB (Força Aérea Brasileira) para repatriação de brasileiros que foram autorizados por Israel.

O Brasil iniciou no domingo, 8, uma operação com seis aeronaves da FAB para resgatar os brasileiros que estão em áreas de conflito em Israel.