A cantora e compositora Luciane Dom, 34 anos, ganhou as redes sociais na noite da última quinta-feira, 14, após denunciar ter sofrido um caso de racismo no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Ela relatou que teve o cabelo revistado antes de embarcar para São Paulo. Porém, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) nega o caso.

Luciane é natural de Paraíba do Sul, no interior do Rio de Janeiro, e foi radicada na capital. Ela é formada em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde também concluiu bacharelado e licenciatura.

A cantora iniciou sua carreira em 2018 e aborda o ensino teórico da história e da arte através da música. Naquele ano, lançou o álbum ‘Liberte esse Banzo’ e assina músicas como Notícia Boa, Si Bu Kre e Kabile.

No Spotify, Luciane tem 12 mil ouvintes mensais e duas dezenas de singles. Ela já se apresentou nos Estados Unidos, no Chile, na Colômbia e no Canadá. No último mês de março, a brasileira ganhou em Nova York o African Entertainment Awards USA, na categoria estrela em ascensão. 

Em 2023, a artista também atuou no musical ‘Viva o povo brasileiro’. Recentemente, lançou a composição ‘É Natal’, em homenagem à sobrinha pequena, que lhe pediu uma canção especial para a data comemorativa.

O que aconteceu

Na noite da última quinta-feira, 14, Luciane Dom usou as redes sociais para denunciar ter sido vítima de racismo. Ela teria sido informada que precisaria ter o cabelo revistado após já ter passado no scanner de bagagens e no de corpo.

“Eu já tinha passado a mala no scanner, e eu mesma já tinha passado no scanner corporal. A mulher me diz ‘tenho que olhar seu cabelo’. Eu olho para ela aterrorizada com a violência desse ato. Ela chama o superior. Meu dia acabou”, contou a artista.

Em nota, a Infraero informou que avaliou as câmeras do aeroporto e negou a revista descrita pela cantora.

Momentos após, Luciane apagou a postagem com a denúncia, mas reforçou, em seguida, o ocorrido.

“Eu sei o que ouvi. Foi muito rápido e sutil. O racismo de todo dia não se vê em câmeras de segurança”, disse ela através de suas redes sociais.

Luciane Dom. Reprodução/Instagram.