O deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), líder do partido na Câmara dos Deputados, foi confirmado nesta terça-feira, 29, por Arthur Lira (PP-AL), como seu indicado para a presidência da Câmara dos Deputados.

Lira escolheu Motta após uma articulação com Marcos Pereira (SP), presidente do Republicanos, que retirou sua própria candidatura para apoiar o nome do paraibano.

+ Marcos Pereira desiste de candidatura à sucessão da Câmara e decide apoiar Hugo Motta

O presidente da Câmara avalia positivamente o bom trânsito de Motta com diversas alas da Casa.

Inicialmete, o nome de Hugo Motta não estava nem entre os cotados para o comando da Câmara em 2025. Os favoritos na disputa eram Elmar Nascimento (União Brasil-BA), Antônio Brito (PSD-BA) e Marcos Pereira (Republicanos-SP), presidente nacional do partido de Motta.

Na costura para um candidato, Lira queria ter uma aprovação nos moldes da sua eleição de 2023, com aprovação de ampla maioria da Casa. Para isso, seria necessário a escolha de um nome de consenso tanto de Lula quanto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Quem é Hugo Motta

Hugo Motta tem 34 anos e nasceu em João Pessoa, na Paraíba. Está em seu quarto mandato de deputado federal.

Nasceu em uma família de políticos. Seus avós já ocuparam cargos na Câmara dos Deputados, na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e na prefeitura de Patos. O pai do deputado, Nabor Wanderley Filho (Republicanos), comanda a cidade pela terceira vez e é candidato à reeleição.

Se filiou ao MDB em 2006 e foi eleito deputado federal pela primeira vez em 2010, aos 21 anos. Na época, ele obteve 86 mil votos. Em 2014, aumentou sua quantidade de votos para 123 mil, sendo reeleito.

Se transferiu para o Republicanos em 2018, quando voltou a ocupar o cargo de deputado federal. Em 2022, obteve 158 mil votos, se mantendo na Câmara.