Saiba quem é a única mulher denunciada pela PGR por tentativa de golpe

Saiba quem é a única mulher denunciada pela PGR por tentativa de golpe
A delegada Marília Ferreira Alencar foi a única denunciada pela PGR Foto: Reprodução/TV Câmara Distrital

A delegada Marília Ferreira Alencar, da Polícia Federal, foi a única mulher denunciada pela PGR (Procuradoria-Geral da República) por tentativa de golpe de estado, junto ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras 32 pessoas.

A denúncia é uma acusação formal de delitos na Justiça. Até o momento não há processo penal, ou seja, não se tem réus. Se a denúncia for aceita pelo STF (Supremo Tribunal Federal), será aberta uma ação penal e assim os envolvidos se tornaram réus no tribunal.

+ Dois dos crimes atribuídos a Bolsonaro estão em lei que ele sancionou

Quem é a delegada?

A delegada Marília Ferreira Alencar chegou a ser diretora de Inteligência do Ministério da Justiça durante a gestão do ex-ministro Anderson Torres.

Segundo o documento da PGR, Alencar usou sua posição profissional, assim como os outros denunciados, para “sustentar a permanência” de Jair Bolsonaro no poder após ter sido derrotado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022.

“Os denunciados com posições profissionais relevantes gerenciaram as ações elaboradas pela organização. SILVINEI VASQUES, MARÍLIA FERREIRA DE ALENCAR e FERNANDO DE SOUSA OLIVEIRA coordenaram o emprego das forças policiais para sustentar a permanência ilegítima de JAIR MESSIAS BOLSONARO no poder”, destacou um trecho da denúncia.