Saiba quem é a atriz de ‘Malhação’ que perdeu a visão após ser agredida por namorado

Thaís Vaz fez sucesso na TV Globo em 2004, mas não participou de outras produções da emissora depois que descobriram que ela é monocular

Reprodução/Instagram e TV Globo
Thais Vaz atualmente (à esquerda) e em 2004, na época de "Malhação" (à direita) Foto: Reprodução/Instagram e TV Globo

[ALERTA: este texto aborda assuntos como violência contra a mulher, podendo ser gatilho para algumas pessoas. Caso você se identifique ou conheça alguém que esteja passando por esse problema, denuncie. DISQUE 180]

Thaís Vaz, conhecida por interpretar a personagem Flávia na edição de 2004 da novela “Malhação”, da TV Globo, revelou ter perdido a visão do olho esquerdo aos 19 anos de idade, após uma agressão sofrida do ex-namorado.

A atriz também dirige produções teatrais e utiliza sua arte para conscientizar sobre violência doméstica. Sua peça “Hiena: o riso sobre o tóxico” é inspirada em sua própria trajetória, promovendo diálogo sobre temas delicados.

Nas redes sociais, ela apoia mulheres que enfrentam abusos, oferecendo orientação e empatia a quem passa por situações semelhantes.

Agressão

Atualmente com 44 anos, Thaís compartilhou detalhes do episódio e do relacionamento abusivo de dois anos que viveu na juventude, antes de estrear na emissora carioca.

Segundo relato, a agressão aconteceu durante uma viagem de Carnaval a Cabo Frio, no Rio de Janeiro, quando discutiu com o então namorado e ele desferiu um soco contra uma janela de vidro, que se quebrou e a atingiu no olho.

Após os primeiros socorros no hospital, foi detectado que Thaís não tinha perdido a visão completamente. No entanto, horas após a agressão, houve um deslocamento de retina posterior, junto com outras complicações, como catarata traumática e corte na córnea, que levaram à perda total da visão.

Projetos na TV

Desde o acidente, a atriz utiliza uma lente estética no olho afetado e foi graças a esta opção que ela passou no teste para viver a personagem Flávia, em “Malhação”. Sem contar a ninguém da produção da novela, a artista revelou a deficiência quando já estava confirmada para fazer parte do elenco.

“A gente trabalhou muito com a câmera, né? Quando descobriram em ‘Malhação’ o que eu tinha, porque eu não contei, o Ricardo Waddington, que era o diretor da época, falou: ‘A gente vai colocar um óculos e você vai aprender a trabalhar com a câmera, para não aparecer tanto essa visão’. Mas ele falou: ‘Não fala para ninguém isso'”, declarou.

“Então, naquela época, não tinha muito essa liberdade também de contratar ou de ter uma acessibilidade com pessoas que não eram perfeitas, vamos dizer assim, né? Porque é uma imperfeição, eu fico um pouco vesga, eu fico um pouco estrábica. Então, eu posso dizer que eu acho que inclusive isso foi um empecilho também, porque às vezes o diretor não quer ter problema, ele quer muita coisa para resolver”, ponderou.

Quando descobriram, ela temeu perder oportunidades. “Depois da novela, só fiz um teste. Meu cadastro tinha uma anotação: ‘Reparar no olho esquerdo’. Nunca mais me testaram”, lamentou.

Thaís opta por não expor o agressor publicamente: “O foco não é ele. É sobre a gente, sobre como identificar sinais, como sair. No começo, o cara não é um monstro. Você se apaixona primeiro. Depois vêm os abusos”.

Confira os desabafos abaixo: