Ao entrar em seu apartamento, provavelmente você tem um ritual: fechar a porta, tirar os sapatos e colocar a bolsa em cima do sofá. Bom, esta terceira etapa não é a melhor ideia do mundo.

Isso porque você deveria deixar a bolsa no chão, junto com os calçados. Sim, nós sabemos que esta não é realmente uma etiqueta. Mas é a melhor aposta para evitar que alguma sujeira contamine meu sofá.

A lógica? É simples. Assim como seus sapatos, a bolsa vai onde quer que você vá: encostada em um assento vazio no metrô, sob sua mesa no escritório ou pendurada no gancho de uma cabine de banheiro. Agora pense em todas as outras pessoas que sentaram no banco do metrô, na última vez em que a mesa do escritório foi limpa, sobre os germes que “voam” do vaso sanitário.

Assim, a superfície da sua bolsa acumula uma quantidade perturbadora de poeira, germes, sujeira, líquidos e partículas corporais. Por isso, não queremos uma bolsa arrastando restos dessas superfícies viscosas pela casa, para não mencionar o sofá.

O desafio de descobrir a melhor maneira de limpar as superfícies do meu sofá não é o que me assusta. Mas eu estaria mentindo se não admitisse que isso impulsiona minha propensão particular. Tenho uma rotina corrida, então a ideia de adicionar “desinfetar o sofá” à lista é suficiente para me preocupar. Sério, quem precisa de mais uma situação estressante? Eu não.

Leia mais

Esta é a forma correta de lavar seus sutiãs – e fazê-los durarem mais!
Profissionais esclarecem com que frequência você deve lavar seus lençóis

Como alguém que passa uma considerável quantidade de seu tempo livre limpando (sim, sou muito parecida com Monica Geller, da série Friends), busco consolo no fato de que meu apartamento – inclusive meu sofá – é um espaço higiênico completamente separado de tudo – do estresse do trabalho ao insuportavelmente alto nível de lixo na rua que mora do outro lado da minha porta.

Então, se eu encontrar sua bolsa no mesmo lugar que vejo minhas séries toda noite, minha imaginação imediatamente decola, transformando meu pequeno santuário em uma fossa suja e potencialmente perigosa.

Resumindo: se você visitar minha humilde (e limpa) residência, favor não colocar a bolsa em cima do sofá.

*Elizabeth Bacharach é editora assistente da Women´s Health EUA. Escreve e edita conteúdo sobre saúde mental e física, alimentação e nutrição, saúde sexual e tendências de estilo de vida em WomensHealthMag.com e na revista impressa.