Os Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026 ja começaram. O maior evento esportivo de esportes disputados no gelo e na neve já tem disputas em andamento em diferentes modalidades, mas a tradicional cerimônia de abertura será realizada apenas nesta sexta-feira, às 16h, horário de Brasília.
A cerimônia que abre oficialmente a 25ª edição dos Jogos acontecerá no San Siro, icônico estádio de Milão. O evento contará com o desfile das nações, reunindo delegações de 93 países, além do aguardado acendimento da pira olímpica. A festa será abrilhantada por apresentações especiais de grandes ícones da música internacional, como Mariah Carey, Laura Pausini e Andrea Bocelli.
+ Tudo o que você precisa saber sobre os Jogos Olímpicos de Inverno 2026
No desfile, o Brasil será representado por dois porta-bandeiras: Lucas Pinheiro (esqui alpino) e Nicole Silveira (skeleton). Os atletas serão os responsáveis por carregar a bandeira verde e amarela do País, mas em diferentes localidades. Com essa sendo a edição mais geograficamente espalhada da história, os atletas brasileiros estarão representando o Brasil em uma distância de 400km. Enquanto Lucas estará presente no San Siro, Nicole empunhará a bandeira brasileira em Cortina D’Ampezzo.
Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno
O Brasil disputa os Jogos Olímpicos de Inverno desde Albertville-1992 e chega a Milão-Cortina 2026 para sua décima participação. A edição deste ano já é histórica. Isso porque, a delegação brasileira será a maior da história do País na competição, contando com 14 atletas, além de um reserva.
Os brasileiros estarão presentes em cinco modalidades: bobsled, esqui alpino, esqui cross-country, skeleton e snowboard. O melhor resultado do Brasil em Jogos de Inverno aconteceu em Turim-2006, quando Isabel Clark terminou na nona colocação do snowboard cross.
Onde assistir à cerimônia de abertura?
A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026 terá transmissão da TV Globo, Sportv, ge tv e Cazé TV