Saiba o significado da fantasia de Virginia como rainha de bateria da Grande Rio

Primeira passagem pela avenida consagra a estreia da nova rainha de bateria em desfile com temática cultural e forte ligação com o manguebeat

Reprodução/Instagram.
Virginia Fonseca com a fantasia do desfile da Grande Rio. Foto: Reprodução/Instagram.

Virginia Fonseca, 26, fez sua estreia no Carnaval carioca ao desfilar pela primeira vez na Marquês de Sapucaí, na madrugada desta quarta-feira, 18, ocupando o posto de rainha de bateria da Acadêmicos do Grande Rio.

Usando uma fantasia com plumas, muito brilho e um costeiro de cerca de 12 quilos, ela cruzou a avenida representando o enredo “A Nação do Mangue”, posicionada à frente dos ritmistas da escola.

Em uma publicação conjunta no Instagram com a agremiação, a influenciadora explicou o conceito do figurino. Segundo ela, a fantasia simboliza a conexão emocional com a escola e com a bateria comandada pelo mestre Fafá. Ela descreveu a proposta como a representação de um batimento intenso, que impulsiona toda a comunidade — relacionando o coração das pessoas, da bateria e o dela própria. Esse conceito foi representado pelo grande coração posicionado na região do colo, como parte do traje.

Detalhes do desfile da Grande Rio

Após criar expectativa sobre a apresentação, a Grande Rio entrou na avenida como a terceira escola da noite. O desfile abordou o manguebeat, movimento cultural surgido em Recife, no início dos anos 1990, que combinava ritmos tradicionais, como o maracatu, com estilos como rock, hip-hop e música eletrônica. A proposta era misturar referências globais e locais para formar uma identidade sonora própria, além de trazer reflexões sobre desigualdade social e questões ambientais.

Antes do início do desfile, Virginia, em sua estreia como rainha de bateria, compartilhou nas redes sociais momentos dos preparativos por meio de uma transmissão ao vivo na Twitch, mostrando também bastidores da apresentação.

Durante a live, ela mostrou presentes enviados pelo namorado, o jogador Vini Jr., que está em Madri, na Espanha, e comentou que estava animada e ansiosa para viver a experiência inédita na Sapucaí.