Esportes

Saiba o que o Santos precisa para evitar rebaixamento ou se classificar no Paulistão

Crédito: Ivan Storti/ Santos

Fabián Bustos comanda treinamento no CT Rei Pelé (Crédito: Ivan Storti/ Santos)


O Santos deixou para a última rodada da primeira fase o Paulistão a definição sobre seu futuro no campeonato. Com o empate por 3 a 3 com a Ferroviária, o peixe chegou aos 11 pontos e pode garantir vaga no mata-mata ou, o que é menos provável, ser rebaixado pela primeira vez em sua história.

A equipe de Fabián Bustos vai enfrentar o Água Santa no próximo sábado (19), às 16h, na Vila Belmiro. Dessa forma, o regulamento do Campeonato Paulista permite que equipes briguem pela classificação ao mesmo tempo em que correm risco de rebaixamento, como é o caso do Santos.

Até o momento, somente o Novo Horizontino já foi rebaixado. Em penúltimo lugar, com apenas oito pontos, a Ponte Preta corre sério risco e vai enfrentar o Ituano, em casa, para fugir da zona da degola.

Com os mesmos 11 pontos do alvinegro praiano, Ferroviária e Água Santa são os outros concorrentes na fuga do descenso. Nesse sentido, a equipe da Vila Belmiro chega na última rodada com um cenário indenido.

Vitória do Santos

Independentemente de outros resultados, uma vitória do Santos já livra o time do rebaixamento e ainda pode garantir uma vaga na segunda fase do estadual. Para isso, o clube precisar torcer para o Santo André, com 12 pontos, não ganhe da Inter de Limeira, em casa.

Empate em casa

Caso a equipe comandada por Bustos empate com o Água Santa na Vila, o fantasma do rebaixamento também será descartado. No entanto, a vaga no mata-mata fica ameaça ainda mais, já que, o Santos precisa torcer para uma derrota do Santo André por três gols ou mais para ficar com a segunda colocação do Grupo D.

Derrota para o Água Santa

Com apenas 11 pontos em 11 jogos, o Santos não pode nem pensar em perder na última rodada. Uma derrota acabaria de vez com a chance de se classificar e, de quebra, ainda abriria espaço para o rebaixamento. Uma vitória da Ponte Preta colocaria Santos e Ferroviária em uma situação delicada.

O time de Araraquara está empatada com o Santos nos critérios de desempate e necessita de uma derrota mais elástica para não decretar o descenso do time da Vila Belmiro. Se os clubes permanecerem iguais, o número de cartões vermelhos será acionado, critério no qual a ferrinha leva vantagem.