Abra a sua mente! É com essa disposição às novas ideias que esta sexta-feira, dia 3, chega linda, leve e livre. Com amor no coração e a cabeça aberta para absorver novos conceitos e experiências. Pois é preciso trocar para agregar. E congregar para crescer.

Ainda discreta, mas já ganhando corpo, a Lua Nova muda de signo na parte da tarde, deixando as emocionais águas cancerianas para deixar-se consumir pelo expressivo fogo leonino. Mas longe de alimentar uma fogueira de vaidades, o céu quer mais conteúdo e papo cabeça. O mental planeta Mercúrio, regente da comunicação e do aprendizado, muda de direção, restabelecendo o seu movimento direto. E isso é ótimo para dissolver ideias cristalizadas.

A aparente retrogradação de Mercúrio nunca foi esse drama todo que passamos a ver nas redes sociais de uns tempos para cá. A astrologia, essa arte de interpretar o simbolismo celeste que nasceu lá na antiga Mesopotâmia, registra o passo diário dos planetas há milênios. Todos os astros que vemos no céu se movimentando em relação ao fundo de estrelas, com exceção do Sol e da Lua, ficam retrógrados em algum momento.

O que vemos aqui, parecendo andar na direção oposta aos demais planetas, reflete uma espécie de ilusão de ótica, já que os planetas não mudam de direção em suas órbitas ao redor do Sol. Pois, vale lembrar, a Terra não é o centro do universo. Aliás, esse problema sobre os ciclos de retrogradação dos planetas remonta a uma das questões fundamentais que fez com que astrólogos e astrônomos questionassem o modelo orbital vigente desde a Grécia Antiga e que perdurou até o Renascimento.

Foi Copérnico que iniciou o processo que depois levou o seu nome. A chamada Revolução Copernicana aconteceu sob os atentos olhos da Igreja, em plena caça às bruxas pela Reforma Protestante. Copérnico, como todos os astrônomos de sua época, também era astrólogo e propôs o Sol como centro de nosso sistema planetário, reformando o milenar modelo do grego Cláudio Ptolomeu. Como em toda mudança conceitual, não foi fácil. Galileu, que era defensor do heliocentrismo nos tempos renascentistas, quase foi parar na fogueira. O ilustre Kepler, também astrônomo e astrólogo, teve que defender sua mãe para que ela não fosse queimada como bruxa.

Tudo isso serve de lição para a vida. Quando deixamos de lado o fogo cruzado alimentado pelo dogmatismo, todos crescem. Nesta sexta-feira, alimente ideias, nutra-se de conhecimento e lembre-se: é sempre bom abraçar novos pontos de vista!

Observe: a Lua Nova estará visível, na direção Oeste, a partir do pôr do Sol. Com pouco menos de 20% de iluminação, a rainha da noite estará em meio à Constelação de Câncer e na mesma longitude de Aludra, a estrela Eta da Constelação de Cão Maior, nos fazendo companhia até pouco antes das 21h, quando ficará abaixo do horizonte visível.

Dica: Se souber qual é o seu ascendente, leia também as tendências para esse signo.

Para entender a relação entre signo solar, ascendente e horóscopo, leia este artigo.

Não sabe o seu ascendente? Faça o seu MAPA ASTRAL GRATUITO e saiba a posição dos astros no momento do seu nascimento.

Visite: www.virginiagaia.com.br

Áries: expresse-se, ariano, mas sem exageros. Aliás, busque fazer algo que você gosta, envolvendo as pessoas que valorizam o seu jeito de ser.

Touro: não deixe de cuidar da família e das pessoas íntimas, taurino. Mesmo que o dia seja corrido, não deixe de estar presente.

Gêmeos: o dia promete muita atividade mental e disposição, geminiano. Só tome cuidado para não acabar falando demais.

Câncer: seja econômico, canceriano. É importante que você não exagere nos gastos, investindo no seu bem-estar de forma simples.

Leão: aproveite o carisma em alta, leonino. Só não vale querer se sobrepor aos outros. Aproveite para fazer algo de diferente para cuidar do corpo e visual.

Virgem: você está cheio de reflexões profundas e insights poderosos, virginiano. Use a intuição a seu favor.

Libra: valorize as pessoas na medida certa, libriano. É hora de ouvir as opiniões sinceras e buscar trocar ideias com pessoas acolhedoras.

Escorpião: exerça a liderança de maneira sábia e inteligente, escorpiano. Evite os exageros e a vontade de controlar tudo.

Sagitário: o céu favorece a busca pelo conhecimento a troca de ideias produtivas, sagitariano. Evite discussões desnecessárias sobre valores e questões ideológicas.

Capricórnio: o dia pede para você prestar atenção no que precisa ajustar na sua vida, capricorniano. Esteja pronto para encarar futuras mudanças.

Aquário: faça bons acordos e parcerias, aquariano. O céu pede mais cuidado com as pessoas e a abertura para novos contatos.

Peixes: concentre-se para fazer o dia ser produtivo, pisciano. É hora de cuidar do que é importante e deixar tudo organizado no trabalho.