Em meio à pressa, é preciso ter calma. Já parou para pensar o quanto estamos nos tornando cada vez mais imediatistas? Parece incrível, mas a pressão pela produtividade tem nos tornado imensamente improdutivos. A velocidade nos torna cada vez mais lentos, talvez até pela dificuldade de processarmos tanta informação em tão pouco tempo. Nesta quinta-feira, dia 26, lembre-se de dar um tempo!

Sim, dar um tempo a você mesmo, à sua saúde, às suas prioridades. E isso não tem nada a ver com procrastinação: é só respirar fundo, tomar um chá bem quente ou dar um pouco mais de atenção ao seu bichinho de estimação. A Lua Minguante já está entrando em sua fase menos iluminada, pois daqui a pouco será hora de ela se ausentar do céu noturno, pois estará bem pertinho do Sol.

Mesmo assim, a nossa eterna rainha da noite estará formando, nesta quinta-feira, um aspecto harmônico com Saturno, o gigante dos anéis e regente astrológico dos ciclos de tempo. Do ponto de vista astronômico, Saturno é o segundo planeta mais massivo do Sistema Solar, perdendo apenas para Júpiter, que o supera em massa com uma vantagem considerável.

A associação de Saturno com os limites do tempo se dá por conta de seu longo período orbital: ele leva quase 30 anos para dar uma volta completa em torno do Sol. Como é o planeta mais distante visível a olho nu – de Urano em diante, todos os outros planetas e planetas anões, como Plutão, só podem ser vistos com a ajuda de um telescópio – Saturno foi, durante milênios, o limite de tempo que conseguíamos visualizar e contar.

Para contabilizarmos períodos maiores, passamos então a perceber a geometria formada pelos encontros entre Júpiter e Saturno, que acontece aproximadamente a cada 20 anos, dentro de um ciclo ainda maior de tempo: de 200 anos em signos do mesmo elemento (Ar, Água, Terra ou Fogo). E, para conseguirmos estabelecer essas regras e observações, pense em quantas gerações de estudiosos dos astros – astrônomos e astrólogos, já que por muito tempo essas duas áreas de conhecimento foram praticamente indissociáveis – tiveram que dedicar tempo à observação do céu. Foi assim que nasceu a mais antiga das ciências que conhecemos.

Isso prova a importância de darmos tempo ao tempo e, mais do que isso, sabermos compartilhar coletivamente o que fazemos com o nosso tempo, ao longo do tempo. E, caso você tenha se incomodado com tantas repetições para a palavra “tempo”, lembre-se de valorizar cada uma delas. Pois se tem uma coisa que não volta nessa vida é o tempo que já passou!

Observe: com menos de 10% do corpo iluminado, a Lua Minguante poderá ser vista somente pelos mais notívagos. O nosso satélite natural ascenderá ao Leste, somente depois das 4h da manhã da sexta-feira, dia 17. Em meio à Constelação de Peixes, ela estará pouco abaixo do planeta Vênus, e ao lado de Alrischa, a estrela Alfa desse mítico conjunto estelar, e também na mesma longitude de Mirach, a estrela Alfa da Constelação de Andrômeda, ao Norte.

Dica: Se souber qual é o seu ascendente, leia também as tendências para esse signo.

Para entender a relação entre signo solar, ascendente e horóscopo, leia este artigo.

Não sabe o seu ascendente? Faça o seu MAPA ASTRAL GRATUITO e saiba a posição dos astros no momento do seu nascimento.

Visite: www.virginiagaia.com.br

Áries: invista energia nas coisas certas, ariano. Não saia por aí fazendo mil coisas ao mesmo tempo: é preciso concentrar-se.

Touro: cuide do seu nível de energia, taurino. É preciso estar sereno para lidar com tantas novidades.

Gêmeos: pense no futuro e compartilhe os seus planos com as pessoas certas, geminiano. É hora de estar próximo de quem realmente vale a pena.

Câncer: invista nas companhias e nos espaços sociais que sabem valorizar a sua ação, canceriano.

Leão: aprenda na teoria, mas realize na prática, leonino. É importante aproveitar bem as oportunidades que você tem para mostrar suas potencialidades.

Virgem: é importante mudar de ideia na hora certa, virginiano. Não queira insistir naquilo que não dá resultado.

Libra: é hora de saber valorizar as parcerias e fazer junto às pessoas que lhe são mais importantes, libriano. Aliás, administre bem os recursos que você tem junto a terceiros.

Escorpião: mesmo que o dia a dia esteja corrido, não deixe de dar atenção às suas relações, escorpiano. Perceba quem são as pessoas com quem você pode contar.

Sagitário: é hora de aplicar suas aptidões e aprendizados, sagitariano. Seja prático e não deixe de organizar o cotidiano.

Capricórnio: esteja mais próximo de quem você gosta, capricorniano. Acolha, dê atenção e separe um tempo para atividades prazerosas junto a quem você gosta.

Aquário: é hora de se recolher um pouco e evitar a dispersão, aquariano. Dê atenção aos seus temas íntimos, mesmo que os contatos estejam agitados.

Peixes: invista em conhecimento, pisciano. Em meio às suas prioridades, não deixe de dedicar tempo e até dinheiro aos temas intelectuais.