O Climatempo apontou que haverá uma onda de calor entre os dias 12 e 21 de fevereiro nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. As altas temperaturas podem gerar problemas como o golpe de calor, uma emergência médica que, segundo o Ministério da Saúde, ocorre quando o corpo é incapaz de regular a temperatura interna, algo que se não tratado rapidamente pode levar à perda de consciência e morte.
Conforme o Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) de Santa Catarina, o golpe de calor ocorre geralmente quando há exposição prolongada ao sol. Ainda segundo a instituição, a prática de atividades físicas em ambientes quentes ou permanência em local mal ventilado, como veículos fechados, e na falta de hidratação adequada.
+ Onda de calor é ampliada no RS e atinge também Santa Catarina
+ Sul segue com onda de calor e tempestades atingem quatro regiões do Brasil
Para se prevenir do golpe de calor, a instituição recomenda:
- Beber muita água ao longo do dia;
- Evitar exposição prolongada ao Sol nos horários mais quentes, entre as 10h e 16h;
- Usar roupas leves de tecidos respiráveis e cores claras;
- Aproveitar os períodos mais frescos do dia para a prática de atividades físicas;
- Nunca deixar crianças, idosos ou animais dentro de veículos estacionados.
Segundo o Samu, é preciso agir rapidamente em casos de golpe de calor levando a pessoa afetada para uma área fresca e ventilada, além de resfriar o corpo com compressas frias na testa, axilas e virilha.
De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, também é preciso tomar cuidado com os pets, como servir água sempre fresca e limpa, oferecer sombra e ventilação e evitar passeios em momentos com sol forte para que o animal não queime as patas.
O Ministério da Saúde alerta que as ondas de calor também podem causar insolação, além de agravar doenças crônicas e problemas de saúde mental.