A rotina de beleza de Gwyneth Paltrow e outras celebridades internacionais têm dado o que falar. O assunto principal, e que tem preocupado médicos, é o uso de uma fita adesiva para manter a boca fechada enquanto a pessoa dorme.

A orientação é colar o adesivo for fora dos lábios para forçar a respiração pelo nariz. Em teoria, isso melhoraria a qualidade do sono e garantia de descanso. Outro benefício seria evitar roncos e outros ruídos emitidos pelo aparelho bucal.

“Este é provavelmente o melhor bem-estar que encontrei recentemente’, escreveu Paltrow no Instagram, falando sobre as “sleeping trips (fitas para dormir)”, disse Gwyneth.

O que dizem os médicos

O item, no entanto, gerou polêmica em todo o mundo e o uso é desaconselhado por muitos médicos.

À IstoÉ, Ronaldo Vaque, cardiologista do Hospital Santa Ana, expressou indignação com a novidade.

“A boca participa da respiração de maneira secundária e em situações emergenciais. Portanto, é uma opção secundária que nos permite a vida diante de problemas com o sistema nasal. Práticas não científicas, como o ato de tapar a boca para dormir, fazem com que o corpo perca a válvula de escape, que é a boca, e sua função respiratória diante de um quadro de emergência. Isso pode, inclusive, ocorrer durante o sono. É uma segurança que a natureza trouxe para o ser humano, entende?”, diz o médico, que ainda faz um alerta.

“Uma super oxigenação pode levar a situações mais graves como infarto e AVC (acidente vascular cerebral), dependendo do quadro clínico da pessoa”, finaliza.