Saiba mais sobre a hemofilia


Ações educativas realizadas pela Federação Brasileira de Hemofilia (FBH), associações estaduais e hemocentros de todo o País estão ajudando na conscientização sobre a doença. No Brasil, são cerca de 11,5 mil pessoas afetadas pela enfermidade, 99,9% homens. Hereditária, a hemofilia é transmitida pelas mulheres (a alteração genética afeta o cromossomo X).

Os episódios de sangramento que caracterizam a doença podem ocorrer logo no primeiro ano de vida do paciente. Nos quadros graves e moderados, eles se repetem espontaneamente. Em geral, são hemorragias intramusculares e intra-articulares que desgastam primeiro as cartilagens e depois provocam lesões ósseas. As articulações mais comprometidas costumam ser joelho, tornozelo e cotovelo.

Na doença, algumas proteínas necessárias à coagulação do sangue encontram-se em menor quantidade de que o normal. “Temos treze fatores de coagulação no sangue em nosso organismo, e quando há algum hematoma/machucado, é necessário que um vá ativando o outro para que se forme o coágulo. Se um estiver deficiente, diminuído ou ausente, esse ciclo não se fecha e o indivíduo continua sangrando”, explica a hematologista e hematoterapeuta Claudia Lorenzato, responsável pelo tratamento de coagulopatias no Paraná. “Diagnosticar precocemente e corretamente a doença é fundamental para evitar complicações decorrentes”, ressalta a hematologista Ana Clara Kneese, da Santa Casa de São Paulo. Saiba mais no vídeo abaixo.


+ Mulher é presa por não devolver R$ 6,8 milhões que recebeu por engano
+ Família de Schumacher coloca mansão à venda por R$ 400 milhões
+ Pentágono confirma que vídeo com OVNIs em forma de pirâmide é autêntico



Veja também

+ Receita de bolinho de costela com cachaça
+ Cientistas descobrem nova camada no interior da Terra
+ Receita de panqueca americana com chocolate
+ Receita rápida de panqueca de doce de leite
+ Contran prorroga prazo para renovação da CNH
+ Receita de moqueca de peixe simples e deliciosa
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Sucuris gigantes são flagradas em expedições de fotógrafos no MS


Mais posts

Ver mais

Copyright © 2021 - Editora Três
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicaçõs Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.