Saiba como se saíram os ex-BBBs que tentaram se eleger

Reprodução / Instagram
Adrilles Jorge, Adriana Arantes e Elis Foto: Reprodução / Instagram

Três ex-BBBs tentaram conquistar o público brasileiro novamente e se candidataram a cargos públicos na eleição deste ano. Até hoje, dos 27 ex-brothers que tentaram se arriscar na política apenas um conseguiu se eleger. Jean Willys, vencedor do BBB5, triunfou na disputa por uma cadeira de deputado federal pelo Rio de Janeiro em 2010, 2014 e 2018, mas renunciou em 2019 após receber ameaças de morte.

Diretamente do reality show para as urnas, Ariadna Arantes (do BBB11), Adrilles Jorge (BBB15), Elis Nair (BBB17) e Marcos Harter (BBB17) saíram candidatos nestas eleições, na esperança de se juntar a Jean Willys.

Saiba como se saíram os ex-BBBs que tentaram se eleger

Adrilles Jorge do BBB15

O nome mais forte dos três era o de Adrilles, postulante a deputado federal por São Paulo pelo PTB. Declaradamente bolsonarista, ele vinha atuando como comentarista na emissora Jovem Pan, mas foi demitido em meio à polêmica que envolveu o podcaster Monark, que defendeu a existência de um partido nazista no Brasil. Ao comentar o caso, Adrilles fez um gesto que foi interpretado como a saudação “Sieg Heil”, utilizada na Alemanha de Adolf Hitler.

Nas redes sociais, Adrilles negou que o gesto tenha sido uma forma de apologia ao nazismo e afirmou que estava apenas acenando. Segundo ele, seu tchau foi irônico e de forma “galhofeira”. “Fui demitido da Jovem Pan. Por dar um tchau deturpado por canceladores. Infelizmente, a pressão de uma turba canceladora e sua sanha de sangue surtiram efeito”, escreveu.

No entanto, pouco mais de um mês depois, após vários pedidos dos telespectadores, o ex-participante do Big brother Brasil, da TV Globo foi recontratado e reassumiu suas funções no canal. O comunicador foi defendido por aliados do presidente da República, como os deputados Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e Bia Kicis (PSL-DF) e o ex-secretário de Cultura, Mário Frias.

Em junho, ele pediu demissão do canal para poder concorrer a uma vaga como deputado federal por São Paulo. Ele recebeu 91.485 votos dos eleitores paulistas e não conseguiu eleger-se.

Saiba como se saíram os ex-BBBs que tentaram se eleger

Marcos Harter do BBB17

O médico e ex-BBB Marcos Harter tentou uma vaga de deputado federal pelo Mato Grosso e não conseguiu se eleger. Ele teve cerca de 1 mil votos. Ele já tinha disputado uma vaga para o mesmo cargo em 2018, também sem vencer. No reality ele teve um relacionamento abusivo com Emily e, após cometer uma série de agressões verbais contra a sister, ele passou a beliscar a jovem, o que foi entendido pela produção como agressão física, provocando sua expulsão na semana final do programa.

Saiba como se saíram os ex-BBBs que tentaram se eleger

Ariadna Arantes do BBB11

Na edição que disputou, Ariadna Arantes, maquiadora, foi a primeira participante trans na história do reality show e só revelou seu gênero quando deixou a casa, no primeiro paredão. Candidata pelo PSB, ela enfrenteu Adrilles diretamente, já que também buscou a vaga de deputado federal por São Paulo. Os 4.885 votos obtidos não foram o bastante para concluir a missão com sucesso.

Saiba como se saíram os ex-BBBs que tentaram se eleger

Elis Nair do BBB17

Candidata pelo Distrito Federal, Elis Nair (AGIR) assumiu o nome “Elis BBB” para as eleições. Durante a participação no reality, ela ficou conhecida como “agente do caos”, pelas intrigas que causava na casa mais vigiada do país. Como saldo, conquistou o cargo de vilã da edição e foi eliminada com 80% dos votos. A ex-BBB conseguiu 708 votos.