Saiba como receber o alerta de chuvas da Defesa Civil no seu celular

Alessandro Martins/IstoÉ
Defesa Civil enviou seu primeiro alerta na capital paulista em 24 de janeiro Foto: Alessandro Martins/IstoÉ

No final de janeiro, os moradores da cidade de São Paulo receberam pela primeira vez um alerta da Defesa Civil enviado a seus celulares devido às fortes chuvas e ventos que a capital paulista enfrentava.

Pessoas que estavam nos arredores das regiões afetadas e na região metropolitana, no entanto, questionaram a ausência do alerta, que vale para todo o estado. Neste texto, o site IstoÉ explica como funciona esse dispositivo.

Critérios para receber ou não

O serviço é regulamentado pela Anatel (Agência Nacional das Telecomunicações) e utiliza a geolocalização dos aparelhos para transmitir os avisos, de modo que apenas pessoas que estejam em regiões identificadas pela Defesa Civil como afetadas por riscos climáticos recebam.

Mesmo na área delimitada pelo órgão, pessoas com aparelhos compatíveis e cobertura de telefonia móvel 4G ou 5G no momento do envio recebem — um celular conectado apenas à rede Wi-Fi, por exemplo, não pode ser geolocalizado pelo serviço. Por padrão, o sistema não exige ativação de notificações no aparelho. Basta estar conectado à internet móvel.

Os aparelhos compatíveis com o sistema são aqueles lançados a partir de 2020, que suportam tecnologias 4G ou 5G com os sistemas operacionais Android e iOS. Em um vídeo publicado no Instagram, a Defesa Civil especificou os casos em que o sistema opera:

Outros caminhos para ser alertado

Segundo a Defesa Civil, as outras formas de comunicação de alertas climáticos são:

SMS: Envie uma mensagem para 40199 com o CEP da área de interesse. Todos os celulares dessa área receberão o alerta, independentemente da tecnologia utilizada (2G, 3G, 4G ou 5G).

WhatsApp: Cadastre o número 61 2034-4611 ou clique aqui, envie um “olá” e siga os passos para cadastrar áreas de interesse ou verificar alertas ativos.

Telegram: Busque por “Defesa Civil Alertas” ou acesse este link, envie um “olá” e siga as instruções para se cadastrar.

TV por assinatura: As mensagens aparecem automaticamente durante a programação, sem necessidade de cadastro.

Google Public Alerts: Ao pesquisar temas relacionados a desastres no Google ou ao usar o Google Maps em uma área de risco, você poderá receber alertas e informações relevantes.