É cada vez maior o número de pessoas que passaram a correr, praticar esportes, frequentar academias ou simplesmente se exercitar em casa. Com isso, o estilo de vida muda, assim como a alimentação e os hábitos, e a suplementação passa a ser parte essencial da rotina. Entre os suplementos mais utilizados, está a creatina. O composto é produzido por nosso corpo, mas estudos mostram que a suplementação traz benefícios.

“A substância é produzida naturalmente no nosso corpo por meio de três aminoácidos: glicina, metionina e arginina. Estes aminoácidos são encontrados em alguns alimentos de origem animal, como a carne. Ou seja, se tem um baixo consumo de carne, provavelmente terá pouca creatina”, explica a nutricionista do Hospital VITA Batel, Yasmim Amorim.

Como suplementação, os adeptos a utilizam para aumentar o armazenamento e a produção de energia para os músculos e o cérebro. De acordo com a nutricionista, o suplemento melhora a performance física, a energia durante o dia, o foco, a memória e a concentração. “Já existem estudos que mostram que a creatina pode contribuir para o tratamento de osteoporose, diabetes, doenças cardiovasculares, ansiedade e depressão”.

O uso da creatina não possui contraindicação, além de ter sido comprovado que o suplemento não sobrecarrega o fígado, não engorda e nem causa queda de cabelo, fatores que, antigamente, eram ligados ao seu uso. Apesar disso, é necessário ter a orientação de um profissional da saúde em relação à quantidade, como e quando tomar, pois a dose diária pode variar de 2 a 5 gramas por dia.

Como escolher?

Além da orientação de um profissional, é necessário se atentar na hora de escolher qual creatina comprar. Recentemente, algumas marcas foram reprovadas em testes da Associação Brasileira das Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri) por conta de falsificações e impureza do composto. A variação máxima de concentração permitida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é de 20%, mas algumas marcas chegaram a 100%, o que significa que o produto comercializado não era creatina.

A pureza garante a segurança do consumo e melhores resultados para quem a usa como suplemento em busca de performance. “A creatina mais pura será a com o selo Creapure, que garante pureza e qualidade do produto. Outra forma de encontrar é buscar o ranking de creatinas da Abenutri, que tem todas as creatinas avaliadas e aprovadas. Isso garante os benefícios e a segurança”, destaca Yasmim.

Kasvi, empresa brasileira dedicada a oferecer as melhores soluções para pesquisa, ciência, diagnósticos, estudos e novas descobertas, oferece insumos para Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (HPLC), uma técnica utilizada na separação dos componentes de uma amostra. Os reagentes e colunas HPLC comercializados pela empresa são ideais para testes de pureza e análise de compostos, proporcionando resultados precisos e confiáveis, principalmente para garantir a pureza da creatina e de outros compostos no laboratório.

“Dentro de nossa linha de produtos para cromatografia, além dos consumíveis para cromatografia líquida, podemos destacar os solventes de altíssima qualidade e que garantem uma linha de base livre de picos, fabricados pela Carlo Erba Reagents”, explica Roger Luz, Assessor Científico da Kasvi.

Outra forma de identificar se está comprando uma boa creatina é analisar o rótulo. A lista de ingredientes deve conter apenas creatina, que pode aparecer como “creatina monohidratada pura”, e não deve incluir outros itens, como adoçantes, aromatizantes, entre outros aditivos.