Menu

Saiba como lavar carne de frango crua sem contaminar sua cozinha

Saiba como lavar carne de frango crua sem contaminar sua cozinha

Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua / Foto: iStock

Os especialistas em saúde são unânimes: você nunca deve lavar a carne de frango na pia da cozinha. Primeiro, porque não é necessário. Segundo, ao fazer isso, você corre o risco de espalhar a bactéria salmonela por sua cozinha.

+Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+Saiba por que você nunca deve guardar comida quente na geladeira


Mas não é fácil mudar hábitos antigos. Nos EUA, por exemplo, cerca de 70% dos consumidores ainda lavam carne de frango na pia antes de cozinhá-la.

Agora, se você está entre essa parcela que continua passando uma água no franguinho, vale pelo menos conferir algumas dicas para reduzir o risco de contaminação na cozinha.

De acordo com o físico Scott McCalla, pesquisador da Universidade Estadual de Montana (EUA), o segredo é usar apenas um fio de água e manter o frango próximo da boca da torneira.

McCalla inclusive fez um estudo para demostrar a diferença entre usar um fio de água fraco ou um jato de água com potência máxima. É mais ou menos o que acontece quando você lava uma colher com um jato de água.

Para evitar esse problema, basta seguir essas dicas, segundo o pesquisador.

1) Minimize a distância entre a torneira e a carne de frango.
2) Abra a torneira aos poucos, para evitar que um jato de água espalhe água pela cozinha ao atingir a carne.
3) Lave o frango por pouco tempo.
4) Higienize sua cozinha depois de lavar o frango na torneira.

Veja também

Em resumo, essas são as dicas que você deve seguir caso insista em lavar o frango antes de cozinhá-lo. Ainda assim, acreditamos que não lavar a carne dê muito menos trabalho.

(*) Da redação da Menu