O confronto entre Corinthians e Flamengo, na Neo Química Arena, no último domingo, 1º de setembro, foi marcado por diferentes histórias. Aniversário do clube paulista, disputa por liderança e zona de rebaixamento, rivalidade que envolve os clubes de maior torcida do país. Não faltaram elementos para um grande espetáculo. O jogo, vencido pelo Corinthians por 2 a 1, também marcou o reencontro do técnico Tite com o estádio e com a torcida corintiana.

Campeão de seis títulos com o Corinthians, entre eles dois brasileiros, uma libertadores e um mundial, Tite recebeu propostas de ambos os clubes em outubro de 2023, mas acabou fechando com o Flamengo.

A recusa de Tite em um momento de crise, abalou a idolatria do técnico e a relação com o torcedor corintiano. Nas redes sociais Tite passou a ser considerado “traíra” e “judas” por recusar o convite do clube quando a entidade mais precisava.

Técnico e clube já se enfrentaram nesse ano, no 1º turno do campeonato brasileiro, quando o Flamengo venceu por 2 a 0 no Maracanã. Porém, o jogo de domingo marcou o primeiro confronto entre Tite e a torcida do Corinthians na Neo Química Arena,  e o torcedor  fez questão de demonstrar o “carinho” com o treinador.

Vaias

O primeiro momento entre o torcedor e o técnico rubro negro foi ainda antes do inicio da partida. Quando o estádio anunciou a escalação do Flamengo e o nome de Tite foi falado pelo locutor, foi possível identificar as vaias dos torcedores que já estavam no estádio.

Apesar de ser uma saudação “comum” quando anunciam os nomes adversários na Neo Química Arena, as vaias direcionadas ao técnico foram mais efusivas.

Xingamentos

Com a bola rolando, a torcida corintiana, em sua grande maioria, não estava focada no treinador. O apoio era direcionado ao time, que precisava da vitória para respirar no Campeonato Brasileiro. Entretanto, torcedores que ficaram próximos ao treinador flamenguista não contiveram a mágoa e direcionaram xingamentos. Em certo momento, Tite se virou a torcida e pediu para que os torcedores não faltassem com respeito: “poxa, filha da p…, não! Isso não!, pediu Tite.

Ainda atrás do banco de reservas do Flamengo, torcedores também ecoaram cânticos direcionados ao treinador. “Ei, Tite, vai toma no c*”, cantaram.

Coletiva

Após o jogo, que terminou com vitória Corintiana por 2 a 1, Tite foi questionado na entrevista coletiva a respeito deste reencontro e do seu sentimento com a torcida. O treinador flamenguista falou sobre a gratidão e da sua história pelo Corinthians, mas lamentou os xingamentos recebidos.

“Primeiro que tenho muito orgulho de estar técnico do Flamengo. Minha carreira tem sido pautada dessa forma. E isso não retira minha gratidão pelo Corinthians”, falou o treinador.

O incômodo de Tite foi principalmente por conta dos xingamentos de filha da p… que, segundo ele, atinge sua mãe, que faleceu em 2019 aos 83 anos.

“Não levo em conta os “filho da p…” que eu recebi. Minha mãe não. E esses poucos não são da grandeza e nem da educação do torcedor corintiano. O resto faz parte, é do jogo, está do outro lado”, declarou.  “A única restrição é respeitar minha mãe, ela está lá no céu, deixem ela quieta. Me xinguem, me mandem para onde quiser”, finalizou.