O verão chega e com ele os cuidados redobrados com a saúde. Seja pela proliferação de mosquitos, pelo sol forte ou até mesmo pelo uso de ventiladores e ar-condicionado, essa estação aumenta as chances de diversos problemas. Um deles é a enxaqueca.

Ana Paula Peña Dias, neurologista, especialista pela Associação Brasileira de Neurologia explica que pode, sim, haver relação entre o aumento da temperatura com as fortes dores de cabeça.

Infarto mata oito vezes mais mulheres do que o câncer de mama

Mycoplasma genitalium: porque essa DST merece sua atenção

Isso acontece basicamente por duas razões: a desidratação, que costuma ocorrer mais nessa época, e a vasodilatação, ou seja, o aumento no calibre dos vasos, fator que também está relacionado às crises”, conta Ana Paula.

Por esse motivo, o ideal é sempre estar com uma garrafa de água do lado e evitar a exposição solar prolongada. Uma coisa que também deve ser evitada, principalmente durante as crises de enxaqueca, é a luminosidade. 

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

A especialista ainda ressalta que, pelos motivos citados anteriormente, o uso de óculos escuros, bonés e chapéus é de extrema importância, além da boa alimentação e uma boa noite de sono.

A privação do descanso e o aumento de elementos do cardápio – como o excesso de bebida alcoólica e de gordura, ingestão de frutos do mar, que são comuns nesta temporada, chocolate e cafeína, seja no café ou em refrigerantes à base de cola – favorecem os ataques em algumas pessoas”, finaliza. 


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias