12/08/2024 - 13:43
Fiuk fez um desabafo sobre sua relação com Fábio Jr., no domingo, 11, em pleno Dia dos Pais, ao postar uma mensagem tirada da internet, na qual apontava o que o afastamento de um genitor pode causar na vida de um filho.
“Feliz Dia dos Pais pra você que mesmo ausente deixou uma marca importante na minha vida. Pai, eu nem sei explicar o tamanho da dor que é te ter tão longe. É triste sentir que alguém que deveria dar amor, suporte e carinho não quer nem saber de você. A sua ausência me faz falta todos os dias”, dizia trecho da postagem.
Na sequência, ele fez uma série de stories comentando a postagem.
“Eu sempre fui muito dramático, por conta dessas coisas que aconteceram na minha vida que não vêm ao caso. Mas que pegam. A gente quando é mais sensível, tem um pouco mais de coração, as coisas machucam mais, a gente pensa mais, a gente sofre mais.”
Não é uma novidade que o ex-BBB enfrenta conflitos com Fábio Jr. Durante sua passagem pelo BBB 21, por exemplo, Fiuk desabafou com os colegas de confinamento. Ele chegou a dizer que tentou fugir da carreira artística para não ter nenhuma semelhança com o pai.
“Não queria atuar, não queria cantar, porque meu pai foi muito ausente na minha infância. Isso de uma certa forma me travava, eu falava que não queria ser igual”, disse ele na época.
Em outra ocasião, no podcast “Café com Mussi”, o cantor contou que ficava muito abalado com a desaprovação do pai em seus projetos. “Eu pirava na música que eu estava fazendo e ia mostrar para o meu pai e ele não gostava, e eu já ficava no chão”, lamentou.
Fato é que abandono paternal é uma questão que afeta milhares de famílias.
Somente no ano passado, o Brasil registrou mais de 160 mil certidões de nascimento constando apenas o nome da mãe no registro, de acordo com o Portal da Transparência do Registro Civil. Antes fosse apenas a inexistência do nome no documento, o que de fato impacta a vida das crianças, porém a ausência paterna pode afetar várias áreas da vida, uma delas é a psicológica.
“Pode trazer para a criança, por exemplo: dificuldades com as relações, insegurança e medo de rejeição, podendo perdurar na vida adulta, levando a consequências e questões emocionais importantes”, explica a psicóloga e professora mestra do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, Flávia Milanez*, ao site IstoÉ Gente.
A especialista destacou também como oferecer suporte às crianças que enfrentam o abandono:
- Aconselhamento psicológico: proporcionar acesso a um terapeuta ou psicólogo pode ajudar a criança a processar seus sentimentos de rejeição e a desenvolver mecanismos saudáveis de enfrentamento;
- envolvimento familiar e social: criar uma rede de apoio formada por familiares, amigos e mentores pode oferecer estabilidade e exemplos positivos, compensando a ausência paterna;
- atividades e hobbies: inserir a criança em atividades extracurriculares, como esportes ou artes, pode ajudar a construir confiança, habilidades sociais e uma sensação de pertencimento;
- comunicação aberta: incentivar um ambiente de diálogo onde a criança se sinta confortável para expressar suas emoções e preocupações é crucial para seu bem-estar emocional e para que se sinta acolhida.
Possíveis causas do afastamento de Fiuk e Fábio Jr.
O relacionamento entre pai e filho estaria estremecido por dois motivos, segundo o colunista Lucas Pasin:
- Fábio Jr. não teria ajudado a mãe de Fiuk, Cristina Karthalian, quando ela teve um problema de saúde em 2021 e sofreu com questões financeiras para pagar as contas hospitalares;
- E Fernanda Pascucci, a atual esposa de Fábio, não estaria facilitando o convívio entre eles. O afastamento, inclusive, atinge também Záion, filho caçula do cantor com Mari Alexandre.
Fiuk não participou da festa de 70 anos de Fábio Jr., em novembro de 2023, e não se envolveu em outras comemorações em que toda a família participou.
De acordo com o jornalista, a chateação incomoda mais Fiuk do que do pai. Outros familiares tentam fazer com que os dois se acertem, mas ao que tudo indica nenhum quer dar o braço a torcer.
Os outros filhos de Fábio Jr.
O cantor veterano tem cinco filhos: Cleo, Tainá Galvão, Krizia, Fiuk e Záion. Porém, apenas os dois últimos teriam problemas de relacionamento com o pai.
Záion, atualmente com 15 anos, teve seu nome envolvido em um conflito de Fábio Jr. com sua mãe, Mari Alexandre. Em abril de 2024, veio à tona a informação de que o cantor entrou na Justiça para ter a guarda do adolescente.
Segundo a colunista Fabíola Reipert, da “Hora da Venenosa”, da Record, a ex-Casa dos Artistas, com que Fábio ficou casado de 2007 a 2010, teria ficado muito abalada com a notificação do ex-marido.
No entanto, após repercussão do caso, Záion publicou uma foto com a mãe e se declarou. “Com você desde sempre e para sempre”, escreveu o jovem. Nos comentários, a atriz fez questão de responder. “Filho, você me surpreende a cada dia! Te amo até a eternidade!”, disse. “Te amo infinitamente”, completou o jovem.
* Flávia Milanez de Farias (CRP: 14/05866-2) é mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2015), graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2013) e atualmente faz formação em psicanálise na Escola de Psicanálise Corpo Freudiano – núcleo Campo Grande MS. É Psicóloga Clínica, Professora e Responsável Técnica do serviço -escola de Psicologia no Centro Universitário Anhanguera UNAES de Campo Grande MS.