São Paulo, 27 – A consultoria russa de pesquisa agrícola SovEcon reduziu sua estimativa para a safra de trigo 2022 da Ucrânia em 1,4 milhão de toneladas, para 20,7 milhões de toneladas. Na temporada de 2021 o total registrado foi de 32,2 milhões de toneladas. Já para a safra de milho do país, a consultoria elevou sua previsão em 1,1 milhão de toneladas, para 28,1 milhões de toneladas ante 42,1 milhões de toneladas em 2021.

Segundo o analista de mercado de trigo da região do Mar Negro e diretor da SovEcon, Andrey Sizov, em relatório enviado a clientes, a safra semeada com trigo está menor nas regiões que foram fortemente afetadas pela guerra. Soma-se a isso o menor rendimento dos grãos em virtude da falta de chuvas. “Grande parte das áreas semeadas recebeu apenas 60% e 80% da precipitação normal durante os últimos meses”, disse.

Odessa, cidade costeira ucraniana às margens do Mar Negro, recebeu menos de 50% das chuvas. “A produtividade atual de cevada de inverno na região, com queda de 50% em relação à temporada anterior, indica que a produção de trigo também provavelmente será baixa”, avaliou.

Em contrapartida, a estimativa média de rendimento de milho foi elevada para 6,10 toneladas/hectare de 5,86 toneladas/hectare, com disponibilidade de insumos agrícolas acima do esperado.

As condições climáticas são desafiadoras por causa da falta de chuva, lembrou Sizov.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) estima a safra de trigo da Ucrânia em 21,5 milhões de toneladas e a safra de milho em 25,0 milhões de toneladas.