Economia

Sachsida: Bolsonaro coloca corretamente que discussões não podem ser públicas


O secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, afirmou nesta terça-feira, 15, que o presidente da República, Jair Bolsonaro, é “parceiro” na agenda de reformas pró-mercado. O comentário foi feito durante coletiva de imprensa, após pergunta sobre as dificuldades do ministério em prosseguir com as reformas em função do suposto veto de Bolsonaro a qualquer discussão sobre reformas.

“Nós fomos eleitos com esta pauta e estamos avançando”, afirmou Sachsida. “O que me parece que o presidente Bolsonaro coloca corretamente é que as discussões não podem ser públicas. Você não pode ficar lançando ideias publicamente. Acho que foi isso que ele deixou claro”, disse o secretário.

A avaliação de Sachsida surge após informações de que estava em estudo no Ministério da Economia a possibilidade de desvinculação do salário mínimo dos benefícios previdenciários e congelamento, por dois anos, de aposentadorias e pensões. A medida abriria espaço no Orçamento de 2021 ao Renda Brasil, programa que substituiria o Bolsa Família.

Em entrevista à imprensa, o secretário especial da Fazenda, Waldery Rodrigues, também chegou a citar a restrição do seguro-desemprego para poupar recursos para o Renda Brasil.

Em vídeo publicado nesta terça nas redes sociais, o presidente Bolsonaro prometeu “cartão vermelho” para quem sugere congelar as aposentadorias. Ele também enterrou de vez o Programa Renda Brasil, que nem chegou a ser anunciado. “Até 2022, no meu governo, está proibido falar a palavra Renda Brasil. Vamos continuar com o Bolsa Família e ponto final”, afirmou Bolsonaro, em vídeo postado no Facebook.

Na coletiva desta terça, Sachsida não quis fazer comentários sobre o fim do Renda Brasil, anunciado por Bolsonaro. Ao ser questionado sobre a questão em diferentes momentos da entrevista, ele destacou o caráter reformista do atual governo. “As reformas deste governo só encontram paralelo no Plano Real”, disse.

Sachsida participou nesta terça-feira de coletiva de imprensa para falar dos novos parâmetros da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia para o Produto Interno Bruto (PIB) e a inflação.


Saiba mais
+ Modelo brasileiro se casa com nove mulheres e vira notícia internacional
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Receita simples e rápida de asinhas de frango com molho picante
+ Conheça o suco que aumenta a longevidade e reduz o colesterol
+ CNH: veja o que você precisa saber para a solicitação e renovação
+ Vídeo de jacaré surfando em Floripa viraliza na internet
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais