Sabesp encontra pinos de cocaína em acesso à rede de esgoto durante inspeção

Sabesp encontra pinos de cocaína em acesso à rede de esgoto durante inspeção no litoral de SP
Pinos de cocaína em acesso à rede de esgoto Foto: Redes sociais

Uma grande quantidade de pinos plásticos usados para armazenar cocaína, além de uma garrafa de bebida alcoólica, foram encontrados em um poço de acesso à rede de esgoto da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) no cruzamento das avenidas Waldemar Leão com a Rangel Pestana, em Santos, no litoral sul de São Paulo.

O caso veio à tona no dia 3 de janeiro, durante uma manutenção para conter um vazamento no sistema de esgoto. O acesso é utilizado por profissionais da Sabesp para realização dos serviços necessários. As imagens dos pinos foram compartilhadas nas redes sociais pelo vereador Benedito Furtado (PSB).

No Instagram, o parlamentar escreveu: “Não se surpreenda com as imagens que segue, elas são verdadeiras. Ontem, fomos (o poder público) acionados para resolver um problema de vazamento em um poço de visitação da Sabesp, no cruzamento das avenidas Waldemar Leão com Rangel Pestana. Aproxime as fotos e vejam o que a equipe encontrou: centenas, senão milhares, de pinos de cocaína”.

Por meio de nota enviada ao site IstoÉ, a Sabesp alertou que o descarte incorreto de matérias — como embalagens plásticas, lenços, cotonetes, preservativos e gordura, por exemplo, por meio de vasos sanitários, pias ou tanques, prejudica o funcionamento da rede de coletas.

A companhia ainda ressaltou que “realiza regularmente a limpeza das tubulações na Baixada Santista, removendo resíduos dos sistemas de esgotamento sanitário por meio dos poços de visita para garantir o seu funcionamento adequado”.