O japonês Ryota Murata recuperou o cinturão mundial dos médios da Associação Mundial de Boxe (AMB) ao derrotar o norte-americano Rob Brant por nocaute técnico no segundo round, nesta sexta-feira, na cidade de Osaka, no Japão. Esta foi a segunda luta entre os boxeadores, pois em outubro passado Brant venceu por pontos, após 12 assaltos, em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Muito concentrado, o japonês demonstrou muita força e boa variedade de golpes. O primeiro assalto foi bastante intenso, com os dois boxeadores acertando bons socos. No segundo, o japonês acertou pelo menos três ótimos golpes e chegou a derrubar o adversário. Brant se levantou, mas não teve reação e o combate foi paralisado.

Brant, de 28 anos, perdeu pela segunda vez após 27 lutas, enquanto que Murata, de 33, ganhou pela 14.ª vez depois de 16 duelos.

Logo após a vitória, Murata, medalha de ouro em Londres-2012, afirmou seu desejo de encarar o mexicano Saúl Canelo Álvarez ou o casaque Gennady GGG Golovkin. Uma terceira luta contra Brant, apesar de não ser imediata, também não é descartada.

Murata não esconde que não quer dar uma oportunidade para o brasileiro Esquiva Falcão, de quem venceu a final olímpica. Com isso, Esquiva, sétimo colocado no ranking da AMB, talvez tenha de esperar uma nova chance, pois o japonês desfruta de forte ajuda financeira, o que garante a realização de seus desejos.

Esquiva luta na próxima sexta-feira (dia 19), em Maryland, nos Estados Unidos, contra o mexicano Jesus Antonio Gutierrez. Será a 24.ª luta do medalhista de prata olímpico como profissional. Ele soma 15 triunfos por nocaute.