A tenista Elena Rybakina, atual quinta colocada no ranking da WTA, derrotou a bielorrussa Aryna Sabalenka, número 1 do mundo, por 2 sets a 1 e conquistou o Aberto da Austrália pela primeira vez na carreira.
+Justiça determina prisão do piloto Pedro Turra após novas provas de agressão
+Pepsi ‘rouba’ urso polar da rival Coca-Cola em nova propaganda de sua versão zero
A russa naturalizada cazaque precisou de 2h18 para fechar a partida com parciais de 6/4, 4/6 e 6/4, após ter revertido uma desvantagem de 0/3 no último set.
Esse é o segundo título de Grand Slam de Rybakina, juntando-se ao troféu de Wimbledon de 2022, e marca o renascimento da tenista após quase dois anos de problemas físicos e polêmicas extraquadra ligadas ao seu treinador Stefanos Vukov, que chegou a ser suspenso pela WTA devido a denúncias de comportamentos inadequados.
Agora ela espera que o título na Austrália ajude a impulsionar seu desempenho no restante da temporada. “Isso me dá muita confiança. No ano passado, eu não comecei tão bem, mas agora é diferente. Espero conseguir manter esse embalo”, afirmou Rybakina, que vem de uma vitória no WTA Finals sobre a mesma Sabalenka.
Com lágrimas nos olhos, a bielorrussa, que vem dominando o circuito feminino desde 2024, elogiou a rival pela vitória. “Ela jogou uma partida incrível, e eu tentei o meu melhor. Lutei até o último ponto”, declarou.
A conquista em Melbourne vai catapultar Rybakina para a terceira posição no ranking da WTA, no encalço da polonesa Iga Swiatek, porém ainda mais de 3 mil pontos atrás de Sabalenka.