(ANSA) – BRASÍLIA, 28 OTT – O livro “O ouvidor do Brasil: 99 vezes Tom Jobim”, do escritor Ruy Castro, sobre a vida do músico considerado um dos pais da Bossa Nova, venceu na última segunda-feira (27) o Prêmio Jabuti 2025.
“Esse bichinho aqui eu recebo em nome de todos os leitores que me acompanham nesses 35 anos como autor de livros. Eu pretendo continuar. O Rio é inesgotável e tem muitas histórias que precisam ser contadas. Muito obrigado”, celebrou Castro.
O escritor fez um breve discurso ao receber a premiação na noite de ontem, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Ele venceu a cobiçada categoria “Livro do Ano” do Prêmio Jabuti.
Editado pela Companhia das Letras, o livro é uma coletânea de crônicas publicadas ao longo da vida de Castro em diversos veículos.
A obra tem como um de seus fios condutores a relação do celebrado músico com o Brasil e seu olhar atento à realidade do país, incluindo a preocupação com o meio ambiente ? em uma época em que a ecologia ainda estava distante do discurso de políticos e da sociedade civil, em uma nação que abriga a maior floresta tropical do mundo. (ANSA).