Por Duncan Miriri e Katharine Houreld

NAIRÓBI (Reuters) – O vice-presidente do Quênia, William Ruto, aparecia à frente em uma disputa presidencial bastante acirrada, de acordo com resultados oficiais divulgados pela mídia queniana neste domingo, à medida que mais policiais de choque eram mobilizados para vigiar o centro de contagem de votos das eleições nacionais, após brigas e acusações entre agentes partidários.

Na corrida presidencial, os resultados oficiais verificados divulgados pelo grupo de mídia Nation mostraram que Ruto tinha 51% dos votos, à frente do líder esquerdista da oposição Raila Odinga, que estava com 48%.

A confusão sobre a contagem de votos na mídia e o ritmo lento dos trabalhos da comissão eleitoral alimentavam a ansiedade no Quênia, a nação mais rica e estável da África Oriental, mas que também tem um histórico de violência em eleições acirradas.

A Reuters não conseguiu acessar a contagem oficial de votos para a corrida presidencial neste domingo. Uma transmissão ao vivo exibindo os resultados dentro do centro nacional de contagem havia desaparecido horas antes.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias