Russo conquista 1ª medalha nos Jogos de Inverno para atletas individuais neutros

BORMIO, 19 FEV (ANSA) – O russo Nikita Filippov conquistou a primeira medalha dos atletas neutros individuais nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão e Cortina d’Ampezzo, na Itália. A prata foi obtida na prova de sprint do esqui de montanha masculino, disputada em Bormio.   

Filippov terminou a disputa apenas 1,52 segundos atrás do espanhol Oriol Cardona Coll, medalhista de ouro, que venceu a prova com o tempo de 2min34s03. O francês Thibault Anselmet completou o pódio.   

A medalha de Filippov foi a primeira em Milão-Cortina para o grupo de 20 atletas russos e bielorrussos que competem como “AIN” (Atletas Individuais Neutros), ou seja, sob bandeira neutra. Os dois países do Leste Europeu estão suspensos de torneios internacionais desde 2022, quando teve início a invasão da Ucrânia pelas forças de Moscou.   

Os integrantes da AIN só receberam autorização para competir nos Jogos Olímpicos de Inverno após cumprirem uma série de condições rigorosas, como não apoiar ativamente o conflito contra os ucranianos nem manter qualquer vínculo com as Forças Armadas. (ANSA).