ROMA, 26 OUT (ANSA) – A Rússia revelou neste domingo (26) que testou com sucesso o novo míssil balístico intercontinental 9M730 Burevestnik, movido a energia nuclear.
“Ele percorreu uma distância de 14 mil quilômetros em 15 horas”, anunciou o chefe do Estado-Maior russo, Valery Gerasimov, especificando que o teste foi realizado na última terça-feira (21).
De acordo com agências de notícias russas, o presidente Vladimir Putin avaliou que o artefato “é incomparável no mundo”.
No campo de batalha no leste europeu, Gerasimov informou que as forças russas cercaram Kupyansk, na região de Kharkiv, e que tropas de assalto assumiram o controle das travessias militares ucranianas sobre o rio Oskol.
Durante uma visita a um comando militar, Putin teria ordenado “medidas para garantir a rendição das tropas ucranianas e minimizar a perda de vidas”.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que ao menos cinco mil soldados das forças de Kiev estão cercados em Kupyansky, além de outros 5,5 mil na região de Krasnoarmeisk.
Paralelamente, a inteligência do Departamento de Estado dos Estados Unidos levantou dúvidas sobre a disposição de Putin em negociar o fim da guerra na Ucrânia, contrariando a avaliação mais otimista da CIA, revelou o Wall Street Journal, citando fontes familiarizadas com o assunto. (ANSA).