Ignorando as sanções que tem sofrido por conta da guerra na Ucrânia, a Rússia admitiu que pretende sediar a Eurocopa em 2028. Ontem (24) foi o último dia para que os países interessados apresentassem suas candidaturas à UEFA. As informações são do MKT Esportivo.
A organização europeia havia divulgado as ofertas para 2028 e 2032. Para daqui seis anos, Turquia, Rússia, Reino Unido e Irlanda (em proposta conjunta) manifestaram interesse. Já para 2032, russos e turcos também pretendem sediar o evento, além da Itália.
“Partimos do fato de que a Rússia está bem-preparada para sediar grandes competições internacionais, possui toda a infraestrutura necessária e experiência na realização de grandes torneios ao mais alto nível. Devemos aproveitar todas as oportunidades para nos comunicarmos com a FIFA e a UEFA, e lutar por todas as chances de sediar grandes torneios. Se não fizermos nada, definitivamente não teremos nada. Percebemos que atualmente as chances diminuíram, mas, se existem, é preciso aproveitá-las”, informou Alexander Dyukov, presidente da União Russa de Futebol.
Conforme a agência de notícias AP, a UEFA estaria preocupada com as candidaturas da Rússia e espera que elas sejam descartadas o quanto antes. Em seu comunicado oficial, contudo, a entidade não demonstrou descontentamento.
“O comitê executivo da UEFA permanecerá de prontidão para convocar novas reuniões extraordinárias, regularmente quando necessário – além de suas reuniões já agendadas de 7 de abril e 10 de maio – para reavaliar a situação jurídica e factual à medida que evolui e adotar outras decisões conforme necessário, incluindo à luz da declaração de interesse manifestada pela União Russa de Futebol para sediar a Euro”, completou a organização.