MOSCOU, 7 JUL (ANSA) – O governo russo anunciou nesta segunda-feira (7) que seu Exército tomou o controle de um vilarejo na região de Dnipropetrovsk, no centro-leste da Ucrânia, em um avanço inédito nesta parte do território liderado por Volodymyr Zelensky.
Segundo o Ministério da Defesa de Moscou, em apenas um dia, as tropas de Vladimir Putin conquistaram a localidade de Dachne, em Dnipropetrovsk, e outro assentamento na região de Sumy, a vila Bezsalivka A região de Dnipropetrovsk está localizada a oeste da região de Donetsk e não faz parte das quatro reivindicadas pela Rússia (Lugansk, Zaporizhzhia, Kherson e a própria Donetsk).
No comunicado, o Exército russo enfatiza que suas tropas continuam avançando na região, “expulsando o inimigo das áreas povoadas e de suas fortificações” e “fazendo prisioneiros soldados ucranianos”.
A entrada das forças russas nesta região ucraniana representaria um revés simbólico para as tropas de Zelensky, que lutam com dificuldades devido à falta de soldados e de armamento.
A ofensiva ocorre pouco depois de o Exército da Ucrânia ter divulgado que seus soldados conseguiram impedir um ataque russo em uma área próxima a Dachne.
Desde o início da invasão à Ucrânia, em fevereiro de 2022, a Rússia exige que o governo de Zelensky ceda quatro regiões, além da Crimeia anexada em 2014, e que desista do processo de adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). No entanto, as condições são inaceitáveis para Kiev, que pressiona pela retirada das tropas russas de seu território. (ANSA).