Rússia realiza exercícios de força nuclear estratégica

MOSCOU, 22 OUT (ANSA) – Sob a liderança do presidente da Rússia, Vladimir Putin, as forças militares de Moscou realizaram nesta quarta-feira (22) um “exercício nuclear estratégico”.   

De acordo com o Kremlin, os treinamentos do Exército russo envolveram seus “componentes terrestre, naval e aéreo”.   

A agência de notícias Ria Novosti informou que um míssil balístico intercontinental Yars foi lançado do cosmódromo de Plesetsk, na região de Arkhangelsk, no norte do país, em direção a um campo de testes em Kamchatka, no extremo oriente.   

Os exercícios militares da Rússia também envolveram o disparo de um míssil balístico Sineva e o lançamento de bombardeiros estratégicos Tu-95MS.   

O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Ryabkov, afirmou que um “novo aumento da ameaça nuclear representaria uma alternativa indesejável à medida proposta” por Moscou de continuar a cumprir as restrições do novo START, último acordo existente entre russos e americanos para limitar as armas nucleares.   

O político acrescentou que “não vê nenhuma oportunidade prática para Washington e Moscou se engajarem em um diálogo profissional, realista e orientado a resultados sobre questões de não proliferação”.   

Paralelamente, a Eslováquia decidiu retirar seu veto ao 19º pacote de sanções da União Europeia contra a Rússia, desbloqueando assim o processo de aprovação das novas medidas restritivas. As medidas visam atingir as principais fontes de receita do Kremlin, introduzindo novas sanções nos setores de energia, financeiro e comercial.   

“Em breve anunciaremos um aumento substancial nas sanções contra a Rússia”, disse o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent. (ANSA).